RESULTADO DO TREINO COGNITIVO COM O SOROBAN– RELATO DE CASO

Tatiana Vasques Camelo dos Santos, Eduardo Werner

Resumo


O soroban é uma ferramenta milenar de cálculo, utilizado no Método Supera como instrumento para estimulação cognitiva.Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo (LENT, 2010). Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções. Além das funções cognitivas, nosso comportamento é moldado também pelas funções executivas do cérebro que são um conjunto de processos cognitivos e metacognitivos que, juntos, permitem que o indivíduo possa se envolver (com sucesso) em comportamentos complexos e direcionados a metas. Referem a: Controle Inibitório, Flexibilidade Cognitiva, Memória de Trabalho, e envolvem: Atenção seletiva, Organização, Priorização, Atenção sustentada, Planejamento, automonitoramento. Este estudo teve como objetivorelatar os resultados do treino com o soroban, como instrumento de estimulação cognitiva, em uma criança, de 9 anos de idade, aluna do Método Supera.

Texto completo:

PDF

Referências


LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios-Conceitos Fundamentais em Neurociência. 2ª. Edição, Editora Atheneu, 2010.

SEABRA, A. G., & Dias, N. M. Avaliação neuropsicológicacognitiva: atenção e funções executivas. SãoPaulo: Memnon, 2012.

SEABRA, A. G., Muniz, M., Reppold, C. T., Dias, N. M.,Siquara, G., Tourinho, A. M. O., ... Teixeira, L.Funções executivas e desempenho escolar. In A. G.Seabra, J. A. Laros, E. C. Macedo, & N. Abreu (Orgs.),Inteligência e funções executivas: avanços e desafiospara a avaliação neuropsicológica (pp.211-225). SãoPaulo: Memnon, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.