DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM AO IDOSO VÍTIMA DE COVID-19

Williane Morais de Jesus Gazos, Spriridon Mateus Gazos

Resumo


Introdução: Na atualidade, vivemos uma pandemia sendo motivada pelo vírus Sars-Cov-2. É uma doença de alta transmissibilidade podendo levar o indivíduo a morte. Sendo assim, foi formulada a seguinte questão norteadora: quais os diagnósticos de enfermagem encontrados em um idoso vítima de Covid 19. Dessa forma, objetivou-se apresentar, de acordo com a literatura, os diagnósticos de enfermagem encontrados no idoso vítima de Covid-19. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, a busca foi realizada em base de dados nacionais e internacionais da saúde: Lilacs, Medline, BDENF e Scielo. Os descritores foram: Diagnóstico de enfermagem, Pandemia, Covid-19 e idoso, bem como Nursing Diagnosis, Pandemics, Coronavírus Infections e Aged. O operador booleano utilizado foi o conectivo AND. Os critérios de inclusão foram estar nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, que abordassem os diagnósticos de enfermagem encontrados no idoso vítima de covid-19. Como critérios de exclusão tivemos os artigos de revisões. Resultados e Discussão: Foram evidenciados 9 diagnósticos de enfermagem, segundo as normas de classificação diagnóstica da NANDA I. São eles: Ventilação espontânea prejudicada, Troca de gazes prejudicada, Risco de aspiração, Risco de Lesão por pressão, Risco de contaminação, Risco de infecção, Isolamento Social, Envolvimento em atividades de recreação diminuído e Risco de solidão. Conclusão: Torna-se fundamental que os profissionais de enfermagem estejam preparados para formular um plano de cuidados que seja adequado ao estado de saúde e processo de hospitalização desses pacientes, considerando tamanha a abrangência atual da doença. 




Texto completo:

PDF

Referências


MEIER, Joyce Grabher et al . Factors associated with the frequency of medical consultations by older adults: a national study. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 54, 2020.

ROZENEK, Miram. Definición de caso COVI-19: ¿Debe ser la misma para el adulto mayor? Rev. Hosp Ital. B. Aires . v. 40, n. 2, p. 58-59, 2020.

WERNECK, Alexandre Lins. et al. Associação entre diagnóstico, desfecho clínico e tempo de internação de idosos em um hospital escola. Mundo saúde. v. 43, n. 2, p. 344-359, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.