FRATURA DE FÊMUR EM IDOSOS ATENDIDOS NO LITORAL NORTE GAÚCHO

Angelica Rech Pessi, Emily da Silva Eberhardt, Letícia Pilotto Casagranda Filgueiras

Resumo


Introdução: Um dos principais obstáculos na saúde do idoso são as fraturas de fêmur, que causam perda funcional e mortalidade, geralmente ocasionadas por quedas, havendo necessidade de realizar orientações ao idoso e sua família, visando a prevenção de quedas e a promoção da saúde do idoso1. O estudo objetiva analisar e comparar geoespacialmente o número de casos de fratura de fêmur em idosos nas regiões de saúde Belas praias e Bons ventos no período de 2010 a 2018 . Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, abordagem ecológica com delineamento exploratório e descritivo. A pesquisa foi realizada através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) as unidades de análise de área foram as microrregiões de saúde do litoral norte gaúcho. Resultados e discussões: Ao total foram identificados 540 ocorrências de fraturas de fêmur na região Belas Praias e 741 na região de Bons Ventos, totalizando 1281 atendimentos à idosos que sofreram fratura de fêmur, com predominância feminina e na faixa etária 80 anos ou mais, a cor/raça mais prevalente foi a branca; com relação ao número de óbitos, foram registrados 62 e o munícipio com maior número de internações foi Tramandaí, com 169, durante o período pesquisado 2. As quedas estão associadas à idade avançada e ao sexo feminino, uma vez que mulheres são mais longevas, ficando expostas ao risco de agravos, fragilidades e limitações em suas atividades domésticas no cotidiano3. Conclusão: Esta pesquisa proporcionou um conhecimento epidemiológico sobre fratura de fêmur do litoral norte gaúcho de 2009-2019, para identificar os pacientes que sofreram fratura de fêmur. Mulheres de cor de pele branca são as principais vítimas, pacientes com 80 anos ou mais foram os que mais sofreram internações e também que foram a óbito em virtude deste tipo de fratura.



Texto completo:

PDF

Referências


CASAGRANDA, L. P.;SANTOS, F.; LANGE, C.; LLANO, P. M. P.; MILBRATH, V. M.,PINTO, A. H. Condições de saúde dos idosos internados com fratura de fêmur. O Mundo da Saúde, São Paulo - 40(3):319-326, 2016.Disponivel em : . Acesso em: 8 maio 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. DATASUS, 2018c. Disponível em:

. Acesso em: 08 out. 2018.

PIMENTEL, W. R. T.; PAGOTTO, V.; STOPA, S. R.; HOFFMANN, M. C. C. L.; ANDRADE, F. B.; JUNIOR,

P.R.B. S.; COSTA, M.F.L.; MENEZES, R. L. Quedas entre idosos brasileiros residentes em áreas urbanas: ELSI-Brasil. Rev. Saúde Publica, 2018. Disponível em:

Acesso em : 19 jun 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.