DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DE ALUNOS COM ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA DURANTE A PANDEMIA

Elisandra Aparecida de Souza, Marina Benfica, Lidiane Hott de Fúcio Borges, Andreia Almeida Mendes

Resumo


Este artigo, por meio de revisão bibliográfica, objetiva analisar os principais desafios e possibilidades da inserção de alunos com espectro autista na escola durante o período de pandemia do Sars-CoV-2. É sabido que este momento impôs a todos uma reestruturação da rotina em consequência do reajustamento ao isolamento social, que se tornou necessário para diminuir o risco de contaminação. Ao mesmo tempo, sabe-se da dificuldade que os alunos do espectro autista possuem às mudanças; assim, analisa-se aqui os principais desafios e possibilidades oriundas desse período desafiador que acabou gerando estresse e mudanças emocionais e comportamentais nessas crianças.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Álvaro Cabral; NETO, Francisco. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn.São Paulo , v. 16, n. 1, p. 67-82, abr. 2014. Disponível em . Acesso em: 11 maio.2021.

ASSIS, Juliane. Da sala para casa: como a pandemia mudou vida de crianças autistas. VivaBem. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/04/17/da-sala-de-aula-para-casa-como-a-pandemia-mudou-vida-de-criancas-autistas.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

ASSUMPCAO JR, Francisco B; PIMENTEL, Ana Cristina M. Autismo infantil. Rev. Bras. Psiquiatr. São Paulo, v. 22, supl. 2, pág. 37-39, dezembro de 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600010&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 11 maio 2021.

BAUMGARTEN, Andrea. Os avanços no tratamento do autismo pela medicina. Aqua Vitae, 2019. Disponível em: https://clinicaaquavitae.com.br/os-avancos-do-tratamento-do-autismo-pela-medicina/#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20das%20Na%C3%A7%C3%B5es%20Unidas,sobre%20a%20incid%C3%AAncia%20dessa%20condi%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 11 maio 2021.

BRITO, A. R.; ALMEIDA, R. S; CRENZEK, G.; ALVES, A. S. M.; LIMA, R. C.; ABRANCHES, C. D. de. Autismo e os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Rev Ped SOPERJ, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/RELACI~1/AppData/Local/Temp/72-1.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de Janeiro, 2017.

HORTA, Iana Crusoé Rebello et al. Método avaliativo para o estudante com transtorno do espectro autista. SEMOC-Semana de Mobilização Científica-Alteridade, Direitos Fundamentais e Educação, 2018. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/1053/1/M%C3%89TODO%20AVALIATIVO%20PARA%20O%20ESTUDANTE%20COM%20TRANSTORNO%20DO%20ESPECTRO%20AUTISTA.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

MEDICINA NET. Lista CID 10. Editora Artmed panamericana. Brasil. Disponível em: https://www.medicinanet.com.br/cid10/1569%20f84_transtornos_globais_do_desenvolvimento.htm. Acesso em: 11 maio 2021.

OLIVEIRA, Carolina. Um retrato do autismo no Brasil. Revista Espaço Aberto, USP, São Paulo. Disponível em: http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil. Acesso em: 11 maio 2021.

OLIVEIRA, Elizângela de Souza et al. Inclusão social: professores preparados ou não?. POLÊM! CA, v. 11, n. 2, p. 314-323, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/rt/printerFriendly/3103/2224#:~:text=De%20acordo%20com%20Bueno%20(1999,classes%2C%20orienta%C3%A7%C3%A3o%20e%20assist%C3%Aancia%E2%80%9D. Acesso em: 11 maio 2021.

OPAS/OMS Brasil. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Atualizada em 6 de abril de 2020. Disponível em: https://www.paho.org/bra/in-dex.php?option=com_content&view=article&id=6101:-covid19&Itemid=875. Acesso em: 20 abr. 2020.

SADOCK, Benjamin J.; SADOCK, Virginia A.; RUIZ, Pedro. Compêndio de Psiquiatria: Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artmed Editora, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Nota de alerta. COVID-19 e Transtorno do Espectro Autista, 2020. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22455c-NA_-_COVID-19_e_Transtorno_do_Espectro_Autista__1_.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento: Não dá para limitar esse transtorno a um maior isolamento social. Conheça suas características e como lidar com ele. 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2021.

TORRES, Andreia. Ômega-3 e transtornos do espectro autista. Andreia Torres Nutricionista, 2015. Disponível em: https://andreiatorres.com/blog/2015/10/25/mega-3-e-autismo. Acesso em: 11 maio.2021.

TUDO o que você precisa saber sobre o autismo infantil. Blog Leiturinha. 2019. Disponível em: . Acesso em: 11 maio. 2021.

VARELLA, Maria Helena. Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 maio. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.