AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM PERÍODO DE PANDEMIA

Elisandra Aparecida de Souza, Bruna Conceição Oliveira, Lidiane Hott de Fúcio Borges, Andreia Almeida Mendes

Resumo


O presente artigo tem como premissa abordar as dificuldades observadas durante o acompanhamento pedagógico na pandemia do Sars-CoV-2, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, a respeito da realidade educacional que abrange os sistemas de ensino, ressaltando as disparidades socioeconômicas e os meios adotados para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem; não obstante, dar ênfase a todas as dificuldades encontradas e enfrentadas nessa nova realidade. Diante desse atual cenário, foi preciso se reinventar, inovar e observar a importância de um acompanhamento pedagógico de qualidade e, nessas interfaces, fazer alusão à realidade dos alunos, mostrando a necessidade de uma aprendizagem que seja significativa e desenvolva suas potencialidades. Logo, diante das dificuldades encontradas, são necessários uma posição da família e um olhar mais humanizado sobre as necessidades das crianças como cidadãos de direitos.


Texto completo:

PDF

Referências


BACICH, L. Ensino híbrido: esclarecendo o conceito. Inovação na educação. São Paulo, 13 de setembro de 2020. Disponível em: https://lilianbacich.com/2020/09/13/ensino-hibrido-esclarecendo-o-conceito/ Acesso em: 06 maio 2021.

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 323917, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917. Acesso em: 3 maio 2021.

CHALITA, G. B. I. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. 2. ed. São Paulo: Gente, 2003.

COLÉGIO ACADEMIA (Brasil). 8 benefícios do acompanhamento pedagógico para crianças e adolescentes.21 jan. 2021. Disponível em: https://blog.academia.com.br/acompanhamento-pedagogico/. Acesso em: 4 maio 2021.

COSTIN, C. Educar para um futuro mais sustentável e inclusivo. Estud. av.[online]. 2020, v. 34, n.100, p.43-51. Epub 11-Nov-2020. Disponível em: >https://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010340142020000300043〈=pt<. Acesso em: 03 maio 2021.

FENEP. Federação Nacional das Escolas Particulares. Atualização! Mapa de Retorno das Atividades Educacionais presenciais no Brasil. Brasil, 2021. Disponível em: https://www.fenep.org.br/single-de-noticia/nid/atualizacao-mapa-de-retorno-das-atividades-educacionais-presenciais-no-brasil-1/. Acesso em: 06 maio 2021.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FERNANDES, R. C. de A. Educação continuada de professores no espaço-tempo da coordenação pedagógica: avanços e tensões. In: VEIGA, I. P. A. et al. A Escola mudou: Que mude a formação de professores! 3. edição. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia como prática da liberdade. 9. ed., Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.

FREITAS, A. L. S. Capacitação Docente: um movimento que se faz compromisso. EDIPUCRS, 2010.Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=bi7OpaxCJT8C&oi=fnd&pg=PA11&dq=capacita%C3%A7%C3%A3o+docente+&ots=uClSabibed&sig=6KNPbX4JQTUDvr1-xnRg4la2OAs#v=onepage&q=capacita%C3%A7%C3%A3o%20docente&f=false. Acesso em: 04 maio.2021.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da

Educação Básica. São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em: 03 maio.2021.

LEI DE DIRETRIZES E BASES DAS EDUCAÇÃO. Artigo 62 da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 [on-line]. BRASIL, 1996. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/11686325/artigo-62-da-lei-n-9394-de-20-de-dezembro-de-1996. Acesso em: 04 maio.2021.

LIMA, V. S. et al. CAPACITAÇÃO DOCENTE E DISCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AMBIENTES VIRTUAIS: UMA ANÁLISE DA REAL NECESSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID6130_08092020151638.pdf. Acesso em: 03 maio.2021.

MACHADO, R. B.; FONSECA, D. G.; MEDEIROS, F. M.; FERNANDES, N. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: PANORAMA, DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS CURRICULARES. Movimento[online]. 2020, v. 26. Epub 08-Mar-2021. Disponível em: >https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-89182020000100425〈=pt< Acesso em: 03 maio.2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Formação de Professores. Ministério da Educação, 3ª versão do parecer, BRASIL. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file. Acesso em: 04 maio.2021.

MONTEIRO, F. F. Análise de uma experiência híbrida no ensino de Física 1. Revista Brasileira de Ensino de Física [online]. 2021, v. 43. Epub 15-Jan-2021. Disponível em: >https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100602〈=pt< Acesso em: 04 maio.2021.

OLIVEIRA, J. M. ALÉM DO CONTEÚDO HÁ A RELAÇÃO INTERPESSOAL: DESAFIOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. SENPE-Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, v. 3, n. 1, 2020.

PÁDUA, C. A. L. O.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. HOLOS, [S.l.], v. 5, p. 1-12, out. 2020. Disponível em: . Acesso em: 03 maio. 2021. doi:https://doi.org/10.15628/holos.2020.11393.

SAPUCAIA, Priscila Caldas; ALVES, Paula Dias. Transformações do cenário educacional em meio à pandemia do COVID-19: Desafios e problemáticas envolvidas na prática docente nas turmas de Educação Infantil. Brazilian Journal of Policy and Development. v. 2, n.4, p.67-94, 2020. Disponível em: >http://brjpd.com.br/index.php/brjpd/article/view/105/48<. Acesso em: 04 maio. 2021


Apontamentos

  • Não há apontamentos.