Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Pensar Acadêmico é uma revista multidisciplinar destinada a publicar trabalhos inéditos e originais e que contribuam para o desenvolvimento científico nas mais diversas áreas do conhecimento; tendo como principal foco as áreas de saúde, de humanas e de agrárias. A revista é editada pelo Centro Universitário UNIFACIG, sendo disponibilizada não só na plataforma do OJS como também através de seus indexadores.

 

Políticas de Seção

Dossiê: Metodologias Ativas de Aprendizagem

Editores
  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Andreia Mendes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Educação Pós-COVID

Editores
  • Humberto Vinício Altino Filho
  • Andreia Mendes
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao enviar seus trabalhos à Revista Pensar Acadêmico, o autor receberá um aviso com a data de recebimento e, posteriormente, com a de aprovação. Inicialmente, os editores analisarão o mérito científico do trabalho e, caso seja aprovado, será encaminhado ao comitê avaliador. Todos os trabalhos serão examinados por, pelo menos, dois revisores "ad hoc" e, caso haja divergência para a aceitação do trabalho, será enviado a outro(s). Tão logo aprovado, será reencaminhado aos editores e à revisão de redação. Em seguida, os autores receberão o artigo para última revisão (leitura de prova). É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações ou sua tradução para outro idioma sem a autorização do Conselho Editorial. Caso seja detectado conflito de interesses pelos avaliadores, o artigo será enviado aos editores de seção. Está também implícito que, no desenvolvimento do trabalho, os aspectos éticos e respeito à legislação vigente do copyright serão também observados. Manuscritos submetidos fora das normas não serão considerados. 

 

 

Periodicidade

A revista Pensar Acadêmico é de periodicidade quadrimestral, no entanto os artigos podem ser publicados individualmente adicionando o mesmo ao sumario atual, quando prontos.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Pensar Acadêmico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, parte-se do princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Histórico da Revista Pensar Acadêmico

A Revista Pensar Acadêmico foi fundada em 2009 pelos mantenedores da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) com o intuito inicial de divulgar não só trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores da instituição como também trabalhos do público externo.

Trata-se de uma publicação, de caráter multidisciplinar, que tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido nas seguintes áreas do saber: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

As primeiras edições da revista foram impressas; a partir do segundo semestre de 2011, arevista assumiu o formato on line, sendo seus números publicados e divulgados na site da instituição. 

A partir do início de 2016, com a formação de um novo corpo editorial afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a revista Pensar Acadêmico passou a utilizar o Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas (SER), o que deu mais celeridade ao processo de editoração e, também, garantiu mais qualidade ao trabalho.

Desde o primeiro semestre de 2016 foi instaurado, também, o sistema DOI (Digital Object Identifier) nos seus artigos junto à CrossRef; a partir daí, almeja-se atribuir DOI, inicialmente, a todas as edições mais recentes da revista e, com o tempo, isso se estenderá a todas as edições anteriores.

Em 2019, a revista que até então era semestral passou a ser quadrimestral e, ainda, ampliou a sua equipe editorial para outros estados e países.