Histórico do periódico

A Revista Pensar Acadêmico foi fundada em 2009 pelos mantenedores da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG) com o intuito inicial de divulgar não só trabalhos científicos desenvolvidos pelos professores da instituição como também trabalhos do público externo.

Atualmente, trata-se de uma publicação semestral, de caráter multidisciplinar, que tem por finalidade contribuir para divulgação, acesso e utilização do conhecimento produzido nas seguintes áreas do saber: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

As primeiras edições da revista foram impressas; a partir do segundo semestre de 2011, arevista assumiu o formato on line, sendo seus números publicados e divulgados na site da instituição. 

A partir do início de 2016, com a formação de um novo corpo editorial afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), a revista Pensar Acadêmico passou a utilizar o Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas (SER), o que deu mais celeridade ao processo de editoração e, também, garantiu mais qualidade ao trabalho.

Desde o primeiro semestre de 2016 foi instaurado, também, o sistema DOI (Digital Object Identifier) nos seus artigos junto à CrossRef; a partir daí, almeja-se atribuir DOI, inicialmente, a todas as edições mais recentes da revista e, com o tempo, isso se estenderá a todas as edições anteriores.

Suas bases de indexação são: Latindex e Sumários.org.