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Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DA REVISTA PENSAR ACADÊMICO

  

Normas revisadas e atualizadas em 05 de outubro de 2016.

  

            A Revista Pensar Acadêmico recebe, para avaliação e eventual publicação, trabalhos enquadrados no gênero textual artigo científico; as normas aqui apresentadas visam dar uniformidade aos originais, aproximando-os tanto quanto possível da formatação que é usada nos textos publicados. Nosso objetivo é simplificar o trabalho de revisão e diagramação, o que agilizará o processo, diminuindo o tempo que transcorre entre a aprovação e a efetiva publicação dos artigos aprovados.

            De acordo com o projeto editorial adotado, alguns componentes necessitam estar obrigatoriamente presentes em todo artigo: título, nome(s) do(s) autor(es), resumo em português, palavras-chave em português, abstract em inglês, palavras-chave e em inglês e, logicamente, as partes textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão) e as referências.

            As normas a seguir especificam a forma gráfica que deve ser adotada para cada um desses componentes. Além disso, especifica também sobre outros componentes relativos a inserção de tabelas, quadros, gráficos etc.

            Acredita-se que os autores utilizarão o software Word for Windows para editar seus textos; em função disso, os parâmetros aqui adotados para a descrição da formatação desejada nortear-se-ão por essa linguagem, supõe-se que essa linguagem será imediatamente compreensível a quem utiliza esse editor de textos.

 

1 Layout da página

 

            Deve-se utilizar folha de papel A4, utilizando as seguintes margens: superior e lateral esquerda, 2,5 centímetros; inferior e lateral direita, 2,5 centímetros.

 

2 Numeração de páginas, cabeçalho e rodapé

 

            A inserção da numeração de página, do cabeçalho e do rodapé será realizada pelos editores da revista, não sendo atribuição de seus autores.

 

3 Parâmetros gerais para a digitação do texto

 

            Todo o texto será composto utilizando a fonte Times New Roman, o tamanho padrão da fonte ao longo do texto é 12 (consulte, porém, os elementos obrigatórios da primeira página, detalhados no item 4); o espaço entre linhas e de 1,5 (consulte, novamente, os elementos obrigatórios da primeira página); o início de parágrafo é indicado por um recuo de 1 centímetro na primeira linha de cada parágrafo.

 

4 Parâmetros obrigatórios na primeira página

 

            As especificações com relação aos elementos obrigatório da primeira página do artigo enviado à Pensar Acadêmico estão disponibilizadas a seguir:

 

4.1 Título do artigo em português: Fonte Times New Roman 14 + Negrito + Maiúscula, Centralizado. A distância do título do artigo e o nome do(s) autor(es) é de dois parágrafos.

 

4.2 Nome do(s) autor(es): Fonte Times New Roman 14 + Negrito + Maiúscula, Centralizado. A distância do nome do(s) autor(es) e a titulação e afiliação acadêmica é de um parágrafo, os nomes devem ser seguidos de um expoente numérico que indique a titulação conforme descrito abaixo.

 

4.3 Titulação e filiação acadêmica: aparece abaixo do nome dos autores, Fonte Times New Roman 11, justificado. A distância entre a titulação e o resumo é de dois parágrafos. A titulação deve ser apresentada de forma completa e em ordem decrescente, para todos os autores, conforme modelo abaixo:

 

Modelo:

 

1Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), Professor na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, Manhuaçu - MG. e-mail: joseflourenco@semprefacig.edu.br

 

4.4 Resumo em português: a primeira linha traz a palavra “RESUMO”, em Times New Roman, tamanho 12, maiúscula, negrito, alinhada a esquerda. Nas linhas seguintes, vem o texto do resumo, propriamente dito, que deverá variar entre 150 a 300 palavras. A distância entre o “Resumo” e o texto do resumo é de um parágrafo. A distância entre o “Resumo” e as palavras-chave é de um parágrafo.

 

4.5 Palavras-chave: o título “Palavras-chave” deve usar a fonte Times New Roman, tamanho 12 + negrito. Na sequência, devem ser digitadas de3 a 5 palavras ou expressões; evite expressões complexas. Coloque as palavras em ordem alfabética, com iniciais maiúsculas, separadas entre si por ponto-e-vírgula (;).

 

4.6 Título do artigo em inglês: mesmas especificações dadas ao título em português. A distância do título do artigo em inglês e o “ABSTRACT” é de dois parágrafos.

 

4.7 Abstract: mesmas especificações dadas para o “RESUMO” em português (mudando a palavra resumo para “ABSTRACT”). A distância entre o “ABSTRACT” e as “key-words” é de 12 pontos.

 

4.8 Key-words: mesmas especificações dadas as palavras-chave, mudando de “palavras-chave” para “key-words”. A distância entre as “key-words” e a Introdução do artigo é de um parágrafo.

 

5 Subdivisão do texto em seções

 

            Os textos submetidos à Revista Pensar Acadêmico necessitam apresentar introdução, certo número de seções, conclusão e referências. Ressalta-se que, por mais que seu trabalho seja uma revisão bibliográfica, ele deverá minimamente, apresentar uma seção descrevendo a metodologia e que também mencionará a(s) base(s) de dados utilizada(s) para a seleção dos artigos bem como o número de artigos selecionados e os filtros utilizados para essa seleção, se for o caso. As partes devem ser enumeradas a partir da introdução; portanto, a estrutura do artigo, expressa pelos subtítulos, é, a princípio, a seguinte:

 

1 Introdução

2 Título da primeira seção (exemplo: Referencial Teórico; Metodologia; etc.)

3 Título da segunda seção (exemplo: Resultados; Discussão; Resultados e Discussão)

4 Título da terceira seção (Exemplo: Agradecimentos)

Etc.

4 Conclusão

5 Referências

 

            Para os títulos de cada seção, use Times New Roman 12, caixa alta, em negrito. Entre o final de uma seção e o título da seção, a separação é de dois parágrafos; já entre o título da seção e o texto, a separação é de um parágrafo.

            As subdivisões internas da seção não são numeradas, separado do restante do texto por um espaço de um parágrafo digitado em Times New Roman tamanho 12 com todas as letras maiúsculas. Evite subdividir demais seus textos, já que subdivisões gastam espaço e complicam a formatação uma vez que formam “linhas órfãs” e “linhas viúvas”.

 

6 Citações, remissões, referências

 

            A orientação da Revista Pensar Acadêmico é não utilizar notas de rodapé, usando a identificação de citação dos trabalhos no próprio artigo. As citações bibliográficas devem ser identificadas no corpo do artigo apenas pelo nome do autor e pelo ano de publicação nas citações indiretas e pelo nome do autor, pelo ano de publicação e página nas citações diretas; as demais informações sobre os textos citados devem ser colocadas na seção “Referências”, após a conclusão. A seção 8 detalha mais a respeito das citações.

            Entre as citações realizadas no texto e na seção de “Referências” deve haver uma relação de dependência recíproca; portanto, é essencial que a lista de referências contenha todos os itens citados nas seções anteriores do artigo e apenas esses, não devendo haver nenhum trabalho nas “Referências” que não foram citados no corpo do texto.

            Confira para que os nomes e as datas sejam exatamente os mesmos no corpo do artigo e nas “Referências”. Lembre-se de que os editores checam essa correspondência durante a preparação dos originais para publicação; em função disso, a não-coincidência de nomes ou datas pode gerar uma consulta aos autores, ou uma pesquisa de fontes, o que gera uma “pendência” que tende a atrasar a sua publicação.

 

6.1 Trabalhos citados como aparecem no corpo do artigo

 

            Como já citado anteriormente, os trabalhos citados devem ser identificados nas citações no corpo do texto, obrigatoriamente, pelo sobrenome do autor e pela data de publicação e nas citações diretas, também pelo número de página. Essas informações são, geralmente, suficientes para a localização do texto pelo leitor na seção “Referências”. Caso haja dois ou mais trabalhos do(s) mesmo(s) autor(es) publicados no mesmo ano, distinga mediante letras “a”, “b” etc.; exemplo, (2010a), (2010b); cumpre lembrar que essas letras devem aparecer também nas “Referências”.

 

 

6.2 Trabalhos citados como aparecem na seção “Referências”

 

            Atente-se que o título da seção é “Referências” e não qualquer outra nomeação, tendo este título a mesma formatação dos demais títulos das seções.

            As referências devem ser digitadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores; o espaçamento entre os itens sucessivos da lista de referências é de 12 pontos. Nas referências de diferentes trabalhos de um mesmo autor, o sobrenome aparecerá uma única vez nos dados da publicação mais recente, sendo substituído por um traço (seis toques) nos dados das demais publicações.

 

 6.3 Tipos de trabalhos descritos nas Referências

 

            Os trabalhos mais comumente citados na “Revista Pensar Acadêmico” são livros, artigos de revistas especializadas, capítulos de coletâneas, teses universitárias e anais de eventos. Sugere-se que os autores adotem os formatos indicados abaixo, que estão recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cumpre lembrar, ainda, que a exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor.

 

Exemplos:

 

(1)   para livro:

 

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano.

 

GROGAN, D. A prática do serviço de referência. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.

 

(2)   para capítulos de livros:

 

SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor do livro. Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano.

 

GASQUE, K. C. G. D. Teoria fundamentada: nova perspectiva à pesquisa exploratória. In: MUELLER, S. P. M. (Org.). Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p.107-142.

 

(3)   para livro em suporte eletrônico:

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. Disponível em: <http://bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/services/e-books-MS/01-0420-M.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2014.

  

(4)   para capítulo de livro em suporte eletrônico:

 

FUJITA, M. S. L. O contexto da indexação para a catalogação de livros: uma introdução. In: FUJITA, M. S. L. (Org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Unesp, 2009. p.11-17. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PDF/a_indexacao_de_livros_a_percepcao_de_catalogadores_e_usuarios_de_bibliotecas_universitarias.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2014.

 

(5)   para artigo, em revista científica, com um autor:

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, páginas, mês, ano.

 

OLIVEIRA, A. Direito à memória das comunidades tradicionais: organização de acervo nos terreiros de candomblé de Salvador, Bahia. Ciência da Informação, v.39, n.2, p. 84-91, 2011.

 

(6)   para artigo, em revista científica, com dois autores:

 

GRIPPA, G.; BISOFFI, G. C. Memória e hipertexto: uma reflexão sobre o conhecimento relacional. Transinformação, v.22, n.3, p.233-246, 2009.

 

(7)   para artigos em suporte eletrônico:

           

OLIVEIRA, A. Direito à memória das comunidades tradicionais: organização de acervo nos terreiros de candomblé de Salvador, Bahia. Ciência da Informação, v.39, n.2, p. 84-91, 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1721>. Acesso em: 2 mar. 2014

  

(8)   para anais de evento em meio eletrônico:

 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: Nome do evento, Edição, Local do evento. Anais eletrônicos... Entidade patrocinadora do evento: Editoral, ano. CD-ROM.

 

(9)   para dissertação ou tese:

 

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. ano. Dissertação (ou Tese) – Departamento acadêmico, Universidade, Cidade, ano.

 

PEREIRA, R. Espaço Interativo (Ei!): o portal de relacionamento como suporte e estímulo à relação universidade-empresa. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

 

(10)  para publicações na Internet:

 

SOBRENOME, Nome. Título. Cidade: Organização, ano. Disponível em:<http://***>. Acesso em: dia (não incluir o zero à esquerda) mês (usar abreviações) ano.

 

CIEGLINSKI A. Bíblia é o livro mais lido e Monteiro Lobato o escritor mais admirado. 2012. Disponível em: <http://www.ofaj.com.br/noticias_conteudo.php?cod=339>. Acesso em: 1 mar. 2014.

 

(11)           Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc.

 

AMARAL, M. S.; Pinho, J. A. G. Sociedade da informação e democracia: procurando a accountability em portais municipais da Bahia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2008. 1 CD-ROM.

 

(12)           Trabalhos apresentados em congressos, seminários etc., em formato eletrônico:

 

GAUZ, V.; Pinheiro, L. V. R. Fluxo da informação entre colecionadores, escribas e cientistas árabes na pré-instititucionalização da ciência, séculos IV ao XV. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Unirio, 2010. Disponível em: <http://congresso.ibict.br/index.php/enancib/xienancib/paper/view/394/330>. Acesso em: 20 mar. 2014.

 

Observações:

1) Os títulos dos periódicos devem ser indicados por extenso.

2) Referências com três ou mais autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.

 

Para outros exemplos de referências, recomendamos consultar as normas ou o “Manual para Normalização de Publicações Técnico-Científicas”, de Júnia Lessa França, e a “Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos”, de Janete Lara de Oliveira Bertucci.

 

 

7 Inserção de configurações com autonomia (gráfica) em relação ao resto do texto:

 

            É comum nos textos submetidos à Revista Pensar Acadêmico, a presença de configurações que possuem um nível de independência em relação ao texto. Tratam-se de trechos de entrevistas, tabelas, gráficos, citações e transcrições contendo símbolos.

 

7.1 Trechos de entrevistas

 

            Os trechos de entrevistas devem vir precedidos por um número entre parênteses que varia de (1) a ... (1n) e indica a ordem de seu aparecimento no texto. Numerações internas a essa numeração devem ser evitadas, por exemplo, (1a), (1b) etc. Apenas uma numeração deve ser usada para todo o artigo, ficando descartadas numerações que recomeçam a cada seção.

            Use um recuo à esquerda de 1,25, a direita 0,0, blocando o texto, e um deslocamento especial de 0,38, o número fica na margem esquerda, entre parênteses . O espaçamento antes e depois dos trechos de entrevistas é de 6 pontos; entre exemplos contíguos não deve haver espaçamento.

 

7.2 Siglas

            Quando aparecer pela primeira vez no texto, a sigla deve ser colocada entre parênteses, precedida pela forma completa.

 

7.3 Ilustrações

 

            Desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros são compreendidos como ilustração. Sua identificação aparece na parte superior, tendo uma numeração sequencial, precedida da palavra ILUSTRAÇÃO seguido do título, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12. Para as legendas e conteúdos das ilustrações e tabelas, usar fonte Times New Roman, tamanho 11. Esse título deverá estar inscrito na parte superior da figura e centralizado na página. Não se usa ponto final no título das ilustrações. A fonte (autoria) sempre deverá ser indicada na parte inferior, alinhada à esquerda da ilustração fonte Times New Roman, tamanho 11; caso as ilustrações sejam produto da pesquisa, não há necessidade de mencionar a fonte (IBGE, 1993).

            Ressalta-se, ainda, que a ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

           

7.2 Tabelas

 

            O conjunto de dados estatísticos, dispostos em determinada ordem de classificação, apresentando informações geralmente numéricas é denominado tabela; elas expressam as variações qualitativas de um fenômeno, tem por finalidade básica resumir ou sintetizar dados.

            Devem seguir as normas do IBGE (1993), tendo uma numeração sequencial, precedida da palavra TABELA (ou outra denominação, por exemplo: gráficos, quadros, etc.), seguido do título, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12. Para as legendas e conteúdos das ilustrações e tabelas, usar fonte Times New Roman, tamanho 11. Esse título deverá estar inscrito na parte superior da figura e centralizado na página. Não se usa ponto final no título das figuras. A fonte (autoria) sempre deverá ser indicada na parte inferior, alinhada à esquerda da ilustração fonte Times New Roman, tamanho 11; caso as tabelas e gráficos sejam produto da pesquisa, não há necessidade de mencionar a fonte

                        Além disso, toda tabela deve ter significado próprio, consultas ao texto para seu entendimento são dispensáveis; necessitam, também, estar o mais próximo possível do trecho a que se refere e centralizadas. Segue exemplo a ser utilizado:

 

 

TABELA 1 – Modelo de tabela conforme normas IBGE

 

 

 

 

7.3 Quadros

 

            Ao contrário das tabelas, que possuem informação numérica, os quadros, por sua vez, apresentam informações alfabéticas. Sua formatação é a mesma da tabela. Segue, abaixo, um modelo de quadro a ser seguido:

 

QUADRO 1 – Abreviaturas de alguns meses

 

 

7.5 Gráficos

 

            Para maior segurança, recomenda-se que todos os gráficos e também as tabelas presentes nos artigos enviados à revista sejam previamente transformados em desenhos, isto é, em arquivos com extensão .jpg, uma vez que, na forma de imagens, são lidos e podem ser inseridos sem problema nos textos que o Word for Windows processa.

            Considerando que o gráfico se tornou um arquivo de imagens, pede-se que a resolução seja verificada, devendo ter, minimamente 300 dpi. Quanto a sua formatação, segue a norma do IBGE (1993), citada nas tabelas e ilustrações.

 

7.4 Equações e fórmulas

            As equações e fórmulas devem aparecer destacadas no texto. Pode-se usar uma entrelinha maior que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros) quando for colocado na sequência normal do texto. Quando destacadas do parágrafo, devem ser são centralizadas e, caso necessário, numeradas.

 

Exemplos:

x2 + y2 = z2 (1)

(x2 + y2)/5 = n (2)

 

Quando for necessário ultrapassar uma linha, elas devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

7.6 Citações – transcrições de texto

 

            É necessária a distinção entre transcrições longas (de trechos completos, com mais de 3 linhas) e transcrições breves (de frases, por exemplo, com menos de 3 linhas). Em virtude disso, as citações breves devem ser inseridas dentro do texto, separadas por aspas; cumpre lembrar que, na grafia do português, há aspas que abrem (“) e fecham (”) os textos, devendo ser usadas preferencialmente.  Com relação às transcrições longas, devem constituir parágrafo próprio (blocadas), constituindo um texto com recuo esquerdo de4 centímetros, separadas por um espaço de 12 pontos antes e depois, com espaçamento simples entre linhas e letra em tamanho 10.

            Em caso de citações diretas em língua estrangeira, deve-se realizar a citação na língua original e realizar a tradução em forma de nota explicativa, no rodapé da página. Evite realizar citações de citações, recorrendo, sempre que possível, ao texto original.

 

8 Redação

 

            O autor deve ser dar atenção especial à redação dos artigos para que o conteúdo possa ser efetivamente compreendido pelos leitores. Torna-se, portanto, necessário a objetividade, a clareza e a concisão, natural a trabalhos de natureza científica; em virtude disso, devem-se evitar frases introdutórias, prolixidade, repetições e descrições supérfluas. Ressalta-se que a linguagem a ser usada é a norma padrão e que essa linguagem e a terminologia devem ser corretas, precisas e coerentes quanto ao uso do vocabulário técnico padronizado e ao tempo de verbo adotado, evitando-se, também, neologismos e estrangeirismos.

 

9 Símbolos fonéticos

 

            A Revista Pensar Acadêmico utiliza os símbolos fonéticos do Alfabeto Fonético Internacional (IPA), que é formado por um certo número de símbolos do alfabeto latino, e um certo número de “extensões” ou “adaptações” e sinais diacríticos.

            Para uniformização, não serão aceitas outras convenções notacionais; dessa forma, citações curtas, símbolos, fórmulas e transcrições de textos que usem outras convenções deverão possuir uma nota explicativa informando.

            A Revista Pensar Acadêmico utiliza a versão de 2007 do Word for Windows (que produz arquivos nas extensões .docx). Textos editados em versões anteriores (extensão .doc) são convertidos; em virtude disso, podem ocorrer problemas tais como a troca de símbolos ou sua substituição por marcadores de lugar, inutilizando o texto. Por isso, pede-se que os artigos contendo símbolos fonéticos sejam processados na versão 2007 ou superiores, pois elas contêm todos os símbolos fonéticos do IPA em sua grade de símbolos, para tanto, basta acessar o comando de inserção de símbolos disponíveis no editor.

            Textos que utilizem esporadicamente símbolos fonéticos poderão ser enviados em versões anteriores da versão de 2007 do Word for Windows; no entanto, nesse caso, o autor deve enviar além do artigo, uma tabela em que identifica os símbolos que utilizou; cumpre lembrar essa identificação consiste em dar seu descritor e sua sigla Unicode.

 

 

10 Uso do itálico, sublinhado e negrito

 

            Os efeitos de ênfase ou realce para passagens do artigo devem ser normalmente obtidos mediante uma boa redação, sem necessidade de se modificar as fontes.

            Pede-se, entretanto, a utilização de itálico para marcar palavras ou expressões de outras línguas que não sejam o nosso vernáculo; no caso de citações em língua estrangeira, o itálico é dispensável; deve-se citar em língua estrangeira ao corpo do texto e realizar a versão em língua vernácula (português) através de notas explicativas no rodapé.

 

11 Notas de rodapé

 

            As notas de rodapé devem ser evitadas, sempre que possível, insira no corpo do texto as informações que julgar relevantes e descarte as demais. Não deve ser utilizado notas de rodapé para fornecer referências bibliográficas ou citações que possam ser dadas no próprio texto.

 

12 Como enviar seu artigo à Revista Pensar Acadêmico:

 

            Mesmo que você tenha acesso direto a colegas que trabalham na edição da revista, a forma de envio a ser usada deverá ser pela internet, através do Open Journal Systems (OJS), gerenciado pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG), através dos editores da revista.

            A primeira etapa da submissão é o cadastramento do autor do artigo na plataforma, através do link: http://pensaracademico.facig.edu.br/, em seguida, vá até a “Página do usuário” e inicie uma nova submissão. Para a submissão, não há necessidade de fornecer uma cópia em papel de seu trabalho; caso haja essa necessidade, o autor será contatado em momento oportuno.

            Lembre-se de que a avaliação dos artigos é feita anonimanente: os avaliadores não ficam sabendo quem é o autor, o autor não fica sabendo quem são os avaliadores. Em função disso, verifique se seu artigo não incorre em problemas de auto-citação, pois esse tipo de citação impede uma avaliação anônima e pode inviabilizar a aceitação do artigo. A forma mais comum de auto-citação ocorre quando o autor fornece um nome e uma data e este nome e data reaparecem nas referências com os dados completos de uma publicação. Ex: “Este artigo retoma minha tese de doutorado...”

            Cumpre salientar que não há conflito entre o caráter anônimo recomendado acima e o que é citado na introdução quanto à obrigatoriedade de se fornecer, depois do título do texto o nome do autor ou dos autores, uma vez que, para efeitos de avaliação, os avaliadores da revista criam uma cópia de seu artigo em que a autoria é omitida.

 

13 Considerações finais

 

            A equipe editorial da Revista “Pensar Acadêmico” agradece a leitura dessas normas e relembra que o objetivo dos editores é aproximar o formato dos textos submetidos com o formato final a ser publicado pela revista, o que diminuirá o trabalho de reformatação que consume muitas horas de trabalho.

            Esforçamo-nos para redigir essas normas com clareza, mesmo sabendo que isso as tornaria mais extensas. Pedimos ainda aos autores e leitores que, vejam essas normas como uma proposta que poderá ser aperfeiçoada se houver o retorno de vocês; em virtude disso, sintam-se a vontade para nos enviar comentários, assinalando as possíveis falhas e omissões, juntamente sugestões de melhoria. Contamos com sua colaboração na próxima etapa!

 

                                                                                        

                                                                                        

           

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam na Revista Pensar Acadêmico concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution por 2 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.