PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO POR MEIO DO GEOGEBRA

Cláudio Henrique Ziviani, Clemência Aparecida Hott

Resumo


O desenvolvimento da tecnologia com aplicação no dia-a-dia é um fato notório e, no campo educacional, não poderia ser diferente, dessa forma podemos considerar ser impossível uma sala de aula sem o auxílio de ferramentas tecnológicas, principalmente em aulas de Matemática, isso considerando que os problemas atuais quase sempre não podem ser resolvidos apenas com o uso de lápis e papel. Neste cenário, nosso trabalho destina-se a mostrar algumas vantagens da utilização do software Geogebra em tópicos da geometria plana, bem como inserir atividades realizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos alunos.


Texto completo:

PDF

Referências


BARCELAR JUNIOR, José da Silva. Uso do Geogebra no Ensino da Trigonometria. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

DOUCE, Osvaldo; POMPEL, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9: Geometria Plana. 7. ed. São Paulo–SP. Atual, 1997.

HENDRES, Cláudia Assis. KAIBER, Carmen Teresa. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática. Acta Sientiae Revista de Ciências Naturais. Vol. 7, n. 1, p. 25–38, Jan/2005.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional. V. 4, n. 12, p. 13–21, Mai/2004.

MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As possibilidades didático-pedagógicas de ambientes computacionais na formação colaborativa de professores de Matemática. In FIORENTINI, Dário. Formação de Professores de Matemática. Campinas–SP. Mercado de Letras, 2003, cap. 7. Pag. 217–248.

PENTEADO, Miriam Godoy. Novos Atores, Novos Cenários: Discutindo a Inserção dos Computadores na Profissão do Docente. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo–SP, Editora UNESP, 1999, cap. 17, p. 297–313.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2014v11i2.1019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cláudio Henrique Ziviani, Clemência Aparecida Hott

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.