A UTILIZAÇÃO DO JOGO QUEBRA-CABEÇA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA

Fabiana da Penha Rhodes, Carlos Vinícius de Azevedo Pereira, Lidiane Hott de Fúcio Borges

Resumo


Neste artigo, é possível visualizar as dificuldades tanto no ensino quanto na aprendizagem da disciplina de geometria na vida escolar dos alunos. Procura-se também demonstrar que a aprendizagem dos alunos pode variar de acordo com o ambiente escolar e com os métodos de ensino utilizados pelo professor em sala de aula. Portanto, o apontamento dessas dificuldades encontradas tanto pelo educador, quanto pelo educando, no quesito ensino e aprendizagem da geometria, serve para apontar e buscar as melhores formas de se transmitir e captar os conteúdos dessa tão importante matéria. Para a coleta de dados foram utilizadas dados documentais, entrevistas, observação direta e a aplicação de questionários aos alunos e professores. Posteriormente, foi possível observar que os métodos tradicionais de ensino não são suficientes para se possibilitar uma aprendizagem significativa dos alunos, no entanto, utilizando-se o jogo de quebra-cabeça, notou-se que essa metodologia é viável com relação ao ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologias Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos de TCC de Pós -Graduação Latu Sensu. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/ Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAZZA, Ana Karina. O Ensino da Geometria Nas Séries Iniciais: Retratos de Uma Sala de Aula. 2008.

FILLOS, Leoni Malinoski. O Ensino da Geometria: Depoimentos de Professores que Fizeram História. 2011.

JÚNIOR, Gilberto Chieus. Etnomatemática: reflexões sobre a prática docente. RIBEIRO, José Pedro Machado; DOMITE, Maria do Carmo Santos; FERREIRA, Rogério (orgs). Etnomatemática: papel, valor e significado. Porto Alegre: RS:Zouk, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, Leocádia Figueredo. Motivando o Ensino da Geometria. 2008.

PUPIO, Shirlene Aparecida Sonni; CARVALHO, Ana Márcia Fernandes Tucci de. A Aprendizagem de Geometria por meio de Jogos Matemáticos. 2011.

SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no Ensino da Matemática. 2004.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2014v10i1.1031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Fabiana da Penha Rhodes, Carlos Vinícius de Azevedo Pereira, Lidiane Hott de Fúcio Borges

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.