CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: FATOR DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Daniel Gerhard Batista, Alberto Magno Miranda

Resumo


O controle pode ser entendido como uma forma de se organizar, separar e assegurar que o procedimento em análise está sendo conduzido de forma consistente e coerente com os objetivos pretendidos e propostos, com a forma de organização de cada órgão e de maneira a maximizar os recursos, minimizando os erros e omissões. Esse controle está presente dentro e fora das organizações, mas na administração pública há determinação legal do Controle Interno e Externo. O Controle Interno se refere aos procedimentos individualizados para cada entidade pública e reflete o comprometimento do gestor com a gestão fiscal responsável e defesa do patrimônio, onde esse tem de fornecer uma segurança á contabilidade e conferir a exatidão da escrituração, evitando fraudes (ou desfalques) e, se ocorrido, apresenta formas para solucioná-las. Já o Controle Externo se materializa pela conferência por meio dos inspetores de órgãos externos, tais como Tribunal de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal, dentre outros, sobre as contas do município. Este trabalho temo objetivo de dissertar o que seja os referidos controles na administração pública.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Nilton de Aquino. Contabilidade pública na gestão municipal. São Paulo: Atlas, 2002. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000. GIACOMONI, James. Orçamento público. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

HOLANDA, Aurélio Buarque de. Dicionário Aurélio. São Paulo: Nova Fronteira, 1999. cd-room. Século XXI. Versão 3.0.

MACHADO JR, J. Teixeira [e] REIS, Ileraldo da Costa. A Lei 4.320 comentada. 30 ed. Rio de Janeiro, IBAM, 2001.

MARTINS, Eliseu (organizador). Da mensuração contábil à econômica. 1 a Ed. - São Paulo: Atlas, 2001. MICHAELIS. DIC Prático. São Paulo: DST Software do Brasil Ltda, 1998. cd-room. Versão 5.1. PADOVEZE, Clovis Luiz. Contabilidade gerencial um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo. Atlas, 1996.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio. Contabilidade Pública: Uma abordagem da administração financeira pública. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2002.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2005v1i1.1046

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v1i1.1046.g931

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Daniel Gerhard Batista, Alberto Magno Miranda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.