LIDERANÇA E PODER

Fábio Cicarini Hott

Resumo


Objetiva-se retratar neste artigo relações de liderança e de poder. São muitos os desafios das organizações neste começo de século XXI. As mudanças constantes dos cenários em conseqüência da evolução dos mercados relacionadas à Globalização, à formação de Blocos Econômicos, às implicações do avanço tecnológico, à responsabilidade social das empresas, entre outros temas atuais, exigem das organizações que estejam preparadas, mais do que nunca, para adaptações, solução de problemas e superação de desafios. O líder tem papel fundamental nesse contexto, pois é o ponto de partida para a obtenção de resultados favoráveis. Para tanto, deve estar preparado e consciente de sua responsabilidade em preparar também sua equipe, direcionando-a para o sucesso. Compreender os estilos de liderança e as bases do poder nas organizações, exercendo-os profissionalmente e eticamente, com o objetivo fundamental de crescimento das pessoas e das organizações, é fator preponderante para o sucesso.


Texto completo:

PDF

Referências


ARGYRIS, Chris. Personality and organization. Nova York: Harper & Row, 1957;

ARGYRIS, Chris. Interpersonal competente and organizational effectiveness. Homewood, 1L: Irwin Dorsey Press, 1962;

BOLDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

BULLARA, C. F. C. "A evolução do conceito de liderança." Informativo Institucional. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2004a.

BULLARA, C. F. C. "A liderança: um atributo ao alcance da mão." Informativo Institucional. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2004b.

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2005v1i1.1047

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Fábio Cicarini Hott

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.