O CONHECIMENTO COMO FATOR ESTRATÉGICO DE COMPETITIVIDADE ORGANIZACIONAL

Katiuscia Machado Barbosa Oliveira, Liliane de Lourdes Oliveira, Maria Fernanda Marques Leitão Lins, Penha Aparecida de Oliveira, Ricardo José Tavares Freitas

Resumo


Uma característica marcante deste milénio são as intensas mudanças. Para que as organizações consigam se adaptar a esse contexto de inovação e maior competitividade, elas devem favorecer o aprendizado, tornando-o um processo contínuo e interativo com seus colaboradores. As ferramentas utilizadas neste processo de aprendizagem advêm da área de Recursos Humanos (RH), que, nessa era de informação e conhecimento, se torna parceiro estratégico das organizações. A gestão do conhecimento vem se tornando um dos principais instrumentos de alavancagem competitiva. A capacidade de raciocínio, iniciativa e criatividade dos colaboradores agregam valor às informações e causam impacto sobre o resultado obtido pelas organizações. Buscando conseguir a eficiência e a eficácia e se posicionar à frente no mercado, as modernas organizações devem favorecer o aprendizado, o acúmulo contínuo de conhecimentos e o desenvolvimento de seu capital intelectual. Assim, a gestão de pessoas proporciona e estimula o conhecimento como vantagem necessária para a organização acentuar sua posição no mercado.


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Luis César G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LOPES, Vânia S. V. B. Vieira. Impactos da privatização na gestão de pessoas. RAUSP. São Paulo, v.38, n.1, p.58-65, jan/mar, 2003.

SCHARF, Edson R.; SERRA, Eduardo J. S.; DALFOVO, Oscar. Criação de valor compartilhada: a gestão do conhecimento como principal impulsionador da competitividade das empresas. XVI ENANGRAD. Belo Horizonte, agosto, 2005.

TEIXEIRA, G. M. et al. Gestão estratégica de pessoas. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2005.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2009v5i1.1050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Katiuscia Machado Barbosa Oliveira, Liliane de Lourdes Oliveira, Maria Fernanda Marques Leitão Lins, Penha Aparecida de Oliveira, Ricardo José Tavares Freitas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.