O USO DA ESCOLA COMO VEÍCULO DE REPRODUÇÃO DE IDEOLOGIAS DE DOMINAÇÃO

Davidson José de Sousa Oliveira

Resumo


O presente artigo tem a intenção de propor uma forma de reflexão sobre as ideologias de controle social intrínsecas nas políticas educacionais modernas, fazendo uma análise filosófica e política das ações que permeiam as relações entre o poder de controle de massas e a educação. O que se pretende é uma observação dos modelos históricos de domínio e de criação de condições que transformem a escola numa máquina de controle social voltada para a reprodução das sociedades de classes estratificadas por meio dos currículos elaborados pelos interesses das elites sociais.

Texto completo:

PDF

Referências


BEISIEGEL, C.R. Política e educação

popular. São Paulo: Ática, 1982, p.29;

Brasília: Liber Livro Editora, 4ª Ed., 2008.

FAORO, Raymundo. 5ª ed. São Paulo.

Edições Globo, 2012.

FOGAÇA, Jeniffer. Currículo no contexto

escolar. Equipe Brasil Escola. Disponível

emhttp://educador.brasilescola.com/orientaca

o-escolar/curriculo-no-contextoescolar.

htm

FREIRE, P.R.N. Educação e atualidade

brasileira. Tese de concurso para a

cadeira de história e filosofia da educação

na Escola de Belas Artes de Pernambuco,

Recife, 1959.

SILVA, Maria José Lopes da. Um

Aspecto da Função Ideológica da

Escola: o Currículo Oculto. Artigo

científico.

SILVA , Ricardo. Ideologia de Estado e

Autoritarismo no Brasil. Cadernos de

pesquisa. Nº. 26, ABRIL 2001.

SOUZA, Sergio Rodrigues. A Ética e

Suas Implicações na Formação da

Condição Humana. Mutum (MG), 2012.

p.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P, NUNES,

Marina M. R, ALMEIDA, Patrícia Cristina

Albieri d. Alunos do Ensino Médio e

Atratividade da Carreira Docente no

Brasil. Cadernos de Pesquisa,v.40,

n.140, p. 445-477, maio/ago. 2010.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2012v7i2.1086

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v7i2.1086.g962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Davidson José de Sousa Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.