ANÁLISE DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO PROCESSAMENTO DE ROUPAS, NO PROCEDIMENTO DE ACREDITAÇAO HOSPITALAR PELOS CRITERIOS DA ONA: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DE MÉDIO PORTE

Jaqueline Conceição Leite, Mônica de Oliveira Costa, Farana de Oliveira Mariano

Resumo


A Organização Nacional de Acreditação (ONA) visa com ❑ compromisso da qualidade hospitalar, contribuir para a melhoria da qualidade dos processos das Instituições Hospitalares. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar o setor de Processamento de Roupas de um hospital filantrópico de Médio Porte, que presta atendimento ao SUS, convênios e particulares, quanto ás condições operacionais e os critérios necessários para atingir o Nível 1 de acreditação da ONA. A instituição tem como Missão "prestar assistência hospitalar com qualidade e humanização a todos os clientes com responsabilidade social" e tem a visão de "ser um hospital regional acreditado, reconhecido pela excelência nos serviços prestados". Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, desenvolvida através do método de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os colaboradores da unidade e através de observação direta participativa. Os principais resultados alcançados, possibilitaram verificar a necessidade de aprimoramento da condução dos processos de trabalho, implementando-os em conformidade com as normas pertinentes ao setor. Ocorrendo o aperfeiçoamento dos processos, pressupõe-se o alcance de resultados positivos, quanto ao aumento da qualidade dos serviços prestados, otimização dos recursos e do tempo, redução dos fluxos entre outras.

Texto completo:

PDF

Referências


ANVISA. Resolução — RDC N°. 50. Brasil: 2002.

Associação Brasileira de Normas Técnicas —ABNT (2000). NBR ISO 9001. Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 21 p.

BERTUCCI, Janete L. O. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência de vigilância Sanitária. Legislação. Disponível em:

. Acesso em: 02 ago. 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência de vigilância Sanitária. RDC 50 ANVISA Disponível em:

normativos/ledislacao-

sanita ria/estabelecimentos-de-saude/infra-estrutur-fisica/RES 50.pdf>. Acesso em: 20 set. 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Controle de Infecção Hospitalar. Processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de saúde. 2a ed. Brasília, 1994. 32p.

Brasil. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Projeto de Desenvolvimento de Sistemas e Serviços de Saúde. 1° ed. Brasília, 2003. 158p

Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Mais saúde: direito de todos: 2008 — 2011 / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva. —2. Ed. — Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. 100 p.: il. — (Série C_ Projetos, Programas e Relatórios).

COSTA, Heleno. Acreditação pode se

tornar política nacional. Política & Poder,

set. 2009. Entrevista concedida a L. Camimura.

FALK, J. A. Gestão de Custos para Hospitais. São Paulo: Editora Atlas, 2001.

G. M. LA FORGIA; B. F. COUTTOLENC. Desempenho Hospitalar no Brasil: em busca da excelência. São Paulo: Editora Singular, 2009.

GODOY, S.C.B. et al. Riscos Para o Trabalhador em Lavanderias Hospitalares. Rev. Min. Enf., v.8, n° 3, p. 382-387, jul/set/ 2004.

KOTAKA, F. Lavanderia Hospitalar:

Sugestão para o planejamento do recurso físico. Revista Paulista de Hospitais. São Paulo, v. 37, n. 9/12 P.118-125, set-dez 1989.

MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

. Manual de controle de infecção

hospitalar_ Brasília: Centro de

Documentação do Ministério da Saúde, 1986.

. Manual de lavanderia hospitalar.

Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 45p. (Série A: Normas e Manuais Técnicos). [198_1.

NOVAES, Humberto de Moraes (1999); PAGANINI, José Maria Padrões e Indicadores de Qualidade para Hospita is(Brasi I). Washington: Organização Pan-Americana da Saúde, 108p.

ONA - Organização Nacional de Acreditação. Diretrizes do Sistema e do Processo de Acreditação; Normas Técnicas, Norma Orientadora, NO1; Manual da Organização Nacional de Acreditação. Brasília: ONA; 2001. Disponível em: URL: . Acesso em: 30 jul. 2009.

Organização Nacional de Acreditação (2006). Manual da Organização Nacional de Acreditação — Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Brasília: ONA.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2011v5i2.1106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Jaqueline Conceição Leite, Mônica de Oliveira Costa, Farana de Oliveira Mariano

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.