HOMENS COM PARKINSON: PESQUISA DE PERCEPÇÃO EM PRODUTOS DE MODA COM FOCO NO DESIGN CENTRADO NO HUMANO

Ítalo José de Medeiros Dantas, Jeferson Rodrigo Silva Santos, Vanda da Conceição Silva, Alan Jones Lira de Melo

Resumo


O número de sujeitos que comporão o recorte etário da terceira idade dentro de alguns anos se apresenta como um número alarmante dentro do contexto social hodierno, com o aumento da população idosa consequentemente cresce as demandas por atendimentos específicos como decorrência das doenças inerentes à fisiologia humana que atinge a terceira idade. A doença de Parkinson se apresenta como relevante dentro desse contexto ao mesmo que se estima a existência de mais de 440 mil indivíduos com Parkinson até o ano de 2030, apenas no Brasil. Através desses dados, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de homens com Parkinson tanto sobre a doença em si como sobre os aspectos simbólicos, estéticos e práticos dos produtos de moda em busca de descobrir embasamento para o desenvolvimento de produtos através da metodologia de Design centrado no usuário. A pesquisa se classifica, quanto aos objetivos, como descritivo e quanto a abordagem como quanti-qualitativa. Para isso, foi realizado entrevistas com uma amostragem de 20 homens acometidos pela doença, identificados através de 3 grupos do Facebook voltados para a discussão acerca do Parkinson. Com os resultados, foi possível observar o impacto da doença na rotina dos acometidos e junto a isso compreender a percepção de valor projetada em produtos de vestuário por homens com Parkinson.


Palavras-chave


Parkinson. Moda. Design centrado no Usuário. Moda Inclusiva. Ergonomia.

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DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1226

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