EIGHT: UM PERCURSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Andreia Almeida Mendes, Ricardo Ramos Fragelli

Resumo


Este artigo propõe relatar a experiência de aplicação, testagem e validação do percurso de aprendizagem "Eight", idealizado e criado pelo professor Ricardo Fragelli, da Universidade de Brasília (UnB), no 2º período do curso de Medicina da UNIFACIG, durante o segundo semestre de 2018, na disciplina de Metodologia Científica. Trata-se de um relato de experiência, exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa, a escolha dos participantes foi por conveniência, considerando como critério de inclusão o fato de terem sido alunos da turma em que o método foi testado. Para coleta de dados, utilizou-se de um questionário aberto simples em ambiente on-line, de participação voluntária, com o intuito de permitir aos alunos relatarem sua percepção enquanto participantes do método através de pequenos depoimentos. Registrou-se que, a partir do processo de identificação de problemas, proposição de possíveis soluções, escolha de uma dessas soluções e planejamento para resolver o problema, houve o  desenvolvimento de inúmeras habilidades e competências nos alunos envolvidos neste projeto.


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DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1688

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