CONTRIBUTOS DE PIERRE BOURDIEU PARA A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Caio Corrêa Derossi, Karen Laíssa Marcílio Ferreira

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão acerca das contribuições dos estudos do sociólogo francês Pierre Bourdieu para o campo educacional, bem como para a sua própria Sociologia da Educação. A proposta, portanto, busca ressaltar os elementos e considerações sobre educação correlacionando-as com as teorias sociológicas seguidas por Pierre Bourdieu e a sua ligação com a temática educacional. Para tanto, em uma pesquisa de cunho bibliográfica e documental referente as obras do autor que se referem as temáticas educacionais, principalmente ao livro Escritos de Educação (1998) e a sua fortuna crítica estabelecida por outros pesquisadores da área, como Ivone Ribeiro Valle (2007), Denice Bárbara Catani e Gilson Pereira (2001), Afrânio Mendes Catani (2002), Ângela Xavier de Brito (2002), Bernard Lahire (1999), Maria Alice Nogueira (2001) e Cláudio Marques Martins Nogueira (2002). Além disso, apropria-se de autores como Bento Prado Júnior (1980) e Dermeval Saviani (1987) para fortalecer os debates realizados. A abordagem metodológica é qualitativa, já que pretende-se analisar e compreender as tramas de significados, de representações e de contextos imbuídos e atribuídos aos textos que foram objetos do estudo. O texto seguirá o seguinte percurso: primeiramente far-se-á uma breve apresentação da vida e da obra do autor, em seguida serão realizados alguns apontamentos sobre os seus trabalhos no campo da Sociologia da Educação e com enfoco a temas afins a área educacional. Por fim, nas considerações finais, busca-se explicitar as implicações de suas pesquisas e de suas produções com o comprometimento com a formação humana e suas relações entre a sociedade, as camadas sociais e as instituições, como a família, a escola e a universidade.


Palavras-chave


Educação; Pierre Bourdieu; Sociologia da Educação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Ana Maria F. Valores e Luta Simbólica. UNICAMP, (s.d.)

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre; SAINT-MARTIN, Monique de. As categorias do juízo professoral. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis/RJ Vozes, 1998.

BRITO, Angela Xavier de. Rei morto, rei posto. As lutas pela sucessão de Pierre Bourdieu no campo acadêmico francês. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n°19. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo, Brasil, 2002, p. 5-19.

CATANI, Afranio Mendes. A sociologia de Pierre Bourdieu (ou como um autor se torna indispensável ao nosso regime de leitura). Educação e Sociedade, ano XXIII, n° 78, abril/ 2002.

CATANI, Afranio Mendes. Pierre Boudieu: um estudo da noção de campo e de suas apropriações brasileiras nas produções educacionais. Acta dos Ateliers.do V Congresso Português de Sociologia. Sociedade Contemporâneas: reflexividade e ação Ateliers: Educação e Aprendizagem, 2002.

_________; CATANI, Denice Barbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, maio-ago, n° 17. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. São Paulo, Brasil, 2001, p. 63-85.

CELLARD, A. A análise documental. In: J. Poupart, et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

LAHIRE, B. Pour une sociologie a l’état vif. In: . Lé travall sociologique de Pierre Bourdieu: detteset critiques. Paris: La Découverte, 1999, p. 5-20.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10 n. esp., p. 37-45, 2007.

MICELI, Sérgio. Entenda a sua época: sociologia. Folha de São Paulo, Caderno Mais!, 13 abr. 1997.

NOGUEIRA, Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, ano XXIII, n° 78, abril/ 2002.

NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afranio Mendes. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. In: BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação (organização, introdução e nota de Maria Alice Nogueira e Afranio Mendes Catani), 3 ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 2001.

_____________. Apresentação ao artigo A escola e a cultura de Pierre Bourdieu. Educação em Revista, Belo Horizonte, dez. 1989, n° 10, p. 3-4.

PINTO, L. Derrida, Foucault, Bourdieu. Colloque International: homenage a Pierre Bourdieu. Paris, jan/2003.

PRADO JUNIOR, Bento. A educação depois de 1968, ou cem anos de ilusão. In: CHAUI, Marilena; TRAGTENBERG, M.; ROMANO, R.; PRADO JUNIOR, B. Descaminhos da educação pós 68. São Paulo: Brasiliense, 1980, p. 9-30.

SAVIANE, D. Educação: do senso comum a consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 1987.

VALLE, Ivone Ribeiro. A obra do sociólogo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável. Educação e Pesquisa. São Paulo, jan-abr, 2007, v 33, n° 1, p. 117-134.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1711

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Caio Corrêa Derossi, Karen Laíssa Marcílio Ferreira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.