O TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL E A ARTICULAÇÃO COM AS DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICA, ÉTICO-POLÍTICA E TÉCNICO-OPERATIVA

Verônica da Mata Huebra Rodrigues, Noêmia de Fátima Silva Lopes

Resumo


Este artigo busca responder indagações sobre o trabalho profissional do serviço social de um município da Zona da Mata Mineira. O estudo fundamentou-se na seguinte questão: os desafios do trabalho do Serviço Social têm fortalecido sua prática em articulação com as dimensões teórico-metodológica, ético- política e técnico-operativa? O principal objetivo é analisar o trabalho do profissional e sua articulação com as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. A pesquisa de caráter exploratório orientou-se pelo método crítico-dialético e, como instrumento metodológico, utilizou-se da pesquisa documental e do estudo de caso com entrevista estruturada. Após estudo, concluiu-se  que as desigualdades existentes no processo de desenvolvimento do país têm sido fruto de suas particularidades históricas, recriando a herança patrimonialista, na qual se atualizam marcas persistentes e, ao mesmo tempo, transformando-as no contexto de mundialização do capital sobre a hegemonia financeira. Diante desse contexto macro-histórico, o profissional de serviço social apresenta dificuldades em articular as dimensões da profissão em sua prática, visto que existe um acúmulo de demandas e uma redução de recursos humanos, bem como recursos técnicos, o que leva a reprodução de uma prática conservadora, voltada para o imediatismo.


Palavras-chave


Trabalho; Serviço social; Dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez /UNICAMP, 1995.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 3ª edição. São Paulo:Biotempo, 2000.

BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de TCC de pós Graduação lato senso. 1ª ed, 2ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2009.

FONSECA, Rubens. Comunicação, Identificações e imagem Conceito. 3ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 9ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico de 2010. Disponível em: www.ibge.gov. br. acesso em 17 mai. 2014.

LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe: Estudos Sobre a Dialética Marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Livro 1: O processo de reprodução do capital, Vol I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

NETTO, José Paulo. Economia política: Uma Introdução crítica. São Paulo: Cortes, 2009.

NETTO, J. P. A construção do projeto ético‐político contemporâneo.In:Capacitação em Serviço Social e Política Social. Módulo 1.Brasília:CEAD/ABEPSS/CFESS,1999.

RAICHELIS, Raquel. Esfera Pública e Conselhos de assistência Social: Caminhos da construção democrática. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SPOSATI, Adaiza de Oliveira. A Assistência na Trajetória das políticas Sociais Brasileiras: Uma questão em análise. São Paulo: Cortez, 1995.

SANTOS, Claudia Mônica dos. Conexões Gerais: A Dimensão Técnico-operativa no Serviço Social. In: A dimensão Técnico operativa e os instrumentos e técnicas no serviço social. CRESS-MG - segundo Semestre, n. 3, Ano II, 2003.

NETTO José Paulo. Transformações societárias e Serviço Social: Notas Para uma Análise prospectiva da Profissão no Brasil. Serviço social e sociedade n°50. São Paulo: Cortes, 2003.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. DE CARVALHO, Raul. Relações Sociais e o Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodologica. São Paulo: Cortes, 2012.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Estado, Classe trabalhadora e Política Social no Brasil. In: Politica Social no Capitalismo: Tendências contemporâneas. Org: BOSCHETTI, Ivanete. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

POCHMANN, Marcio.Trabalho sob Fogo Cruzado. 1. ed.São Paulo: Contexto, 1999.

GUERRA, Yolanda. A Instrumentalização do Serviço Social. São Paulo: Cortes 2012.

Revista Conexão Geraes. [on-line]. Edição 1: Minas Gerais, CRESS-MG, 202014. [cited 22 Abril de 2002]. Disponível na Word Wide Web: < http:// http://www.cress-mg.org.br/Conteudo/f3a4c0d2-9255-4792-b686-7d6799f6e95a/Revista-Conex%C3% A3o-Geraes acesso em 10 de maio de 2014.

TELLES.G.U. A Ordem Social. Revista de Serviço Social, São Paulo, Ano I, n. 1, 1939.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2015v13i2.192

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Verônica da Mata Huebra Rodrigues, Noêmia de Fátima Silva Lopes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.