INSERÇÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NO MERCADO DE CAPITAIS: UM ESTUDO DO IMPACTO ECONÔMICO APÓS O IPO

Jamile Neme de Queiroz, Matheus de Souza Carvalho, Willian Felipe Assis de Oliveira, Marco Antônio de Andrade Luciano

Resumo


As pequenas e médias empresas possuem um papel relevante na economia brasileira, necessitando de recursos financeiros para sobrevivência e crescimento econômico. O mercado de capitais é uma grande ferramenta de disponibilização de recursos permanentes para a economia, por conta da capacidade de poupança, por parte dos investidores e a necessidade de recursos de longo prazo, para financiamento de projetos de investimentos de uma companhia. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi verificar qual é o impacto econômico ocasionado em uma empresa de pequeno ou médio porte após a abertura de capital na bolsa de valores. A pesquisa analisou uma empresa que ingressou na bolsa de valores pelo segmento Bovespa Mais. Os dados utilizados para confecção deste artigo consistem em um conjunto de indicadores financeiros consolidados, coletados na ferramenta Economática® e nos sites da B3 e da própria empresa. Nas análises foram utilizadas técnicas contábeis como: indicadores financeiros, análise horizontal, análise vertical e comparação com indicadores padrão. De modo complementar, foi estabelecido o método estatístico conhecido como decis, sendo esta medida estatística muito utilizada pelos analistas de mercado, ao avaliar demonstrativos financeiros por meio da definição de índices-padrão, o qual possibilita determinar qual é o desempenho da empresa em relação a outras companhias. Os resultados mostram que realização do IPO foi fundamental para a empresa desenvolver sua estratégia de consolidação, com aquisições e aprimoramento de serviços. Foi constatado que houve um expressivo crescimento econômico e financeiro da PME em estudo, impulsionado pelo financiamento mediante o IPO, porém existem fatores associados ao custo de inserção e um grau excessivo de regulamentação no processo da abertura de capital, que devem ser analisados a fim de determinar a viabilidade de ingressar no mercado de capitais.


Palavras-chave


Bovespa Mais; Financiamento; Initial Public Offering (IPO); Mercado de Capitais; Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Texto completo:

PDF

Referências


ABES Software. Mercado Brasileiro de Software: Panorama e tendências. Disponível em:. Acesso em: 01 dez 2018.

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

____. Mercado financeiro. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

____; LIMA, Fabiano Guasti. Curso de administração financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

BARBOSA FILHO, Fernando de Holanda. A crise econômica de 2014/2017. Estudos Avançados, v. 31, n. 89, p. 51-60, 2017. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2018.

Brasil, Bolsa, Balcão. Bovespa mais: propiciando o crescimento sustentável das empresas. São Paulo, 2014. 12p. Disponível em: . Acesso: 02 out. 2018.

____. Segmentos de listagem. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2018.

Comissão de Valores Mobiliários. Relações com investidores: da pequena empresa ao mercado de capitais. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2018.

FERREIRA, Ricardo José. Contabilidade avançada: teoria e questões comentadas conforme a Lei 12.937/2014 e pronunciamentos do CPC. 7. ed. Rio de Janeiro: Ed. Ferreira, 2014.

FERRONATO, Airto João. Gestão contábil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivência e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2015.

FREIRE, Denilson Aparecida Leite; MURITIBA, Sérgio Nunes; MURITIBA, Patricia Morilha. Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as Médias Empresas. Revista Científica Hermes - Fipen, [s.l.], v. 19, p.536-560, 10 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

GÓES, Gabriela Andrade. Obstáculos ao financiamento de pequenas e médias empresas por meio do mercado de ações no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 26 de nov. de 2018.

GRIFFIN, Michael P. Contabilidade e finanças. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

NOSE, Enio Tadashi et al. Comunicação no processo de implantação da governança corporativa em empresas. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 3-18, set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2018.

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise Financeira de balanços: abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas: 2015.

MINGONE, S. Rafael. Capitalização de pequenas e médias empresas: como crescer com o mercado de capitais. São Paulo: Trevisan Editora, 2016.

NOGUEIRA, Mauro Oddo. Um pirilampo no porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil. Brasília: Ipea, 2017.

PAULA, Germano Mendes de. Inclusão financeira de pequenas e médias empresas no Brasil. Organização das Nações Unidas, Santiago, 2017.

PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

____.; TOMAZ, C. M.; BUENO, N. X.; SILVA, W. A. C. Meio Século de Produção Científica em Mercado de Capitais no Brasil em Periódicos de Alto Impacto. Brazilian Business Review, v. 15, n. 3, p. 209-225, 2018.

PINHEIRO, Caroline da Rosa; ALVES, Alexandre F. de Assumpção Alves. O papel da CVM e da B3 na implementação e delimitação do programa de integridade (compliance) no Brasil. Revista Brasileira de Direito Empresarial, v. 3, n. 1, p. 40-60, 2017.

PIRES, Geovany Rosa; QUINTAIROS, Paulo Cesar Ribeiro. Inserção da pequena e média empresa no mercado de capitais: um estudo sobre o segmento Bovespa Mais. Disponível em: . Acesso em 26 de nov. 2018.

SENIOR SOLUTION. Senior Solution RI: Relações com Investidores. Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2018.

SILVA, José Pereira da. Análise financeira das empresas. 13. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2017.




DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v20i1.2011.g2468

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Jamile Neme de Queiroz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.