O USO DA HISTÓRIA ORAL: A HISTÓRIA PRODUZIDA NA POSTERIORIDADE

Amanda Dutra Hot, Germano Moreira Campos, Juliana Souza Martins Soares, Leonardo de Carvalho Alves, Leonardo Souza Correa

Resumo


Este trabalho explicará os usos e os problemas da História Oral (H.O), uma nova metodologia da história surgida no século XX, mais precisamente em1950, apartir do surgimento do gravador. Tal método baseia-se na realização de entrevistas direcionadas pelo historiador às testemunhas que vivenciaram, mesmo como simples espectadores, determinado evento, o que faz da H.O uma metodologia restrita ao período contemporâneo e que trabalha com o  “conhecimento da posterioridade”, ou seja, com informações obtidas após a ocorrência do evento, não deixando, por isso, no entanto, de ter suas utilidades, afinal de contas os relatos das testemunhas servem e muito para ajudar aos historiadores a preencherem as lacunas existentes na historiografia.


Palavras-chave


Historia Oral; Testemunhas; Fontes orais.

Texto completo:

PDF

Referências


BLOCH, Marc. “A Crítica”. In: Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2002.

FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (Org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

FERREIRA, Marieta de Moraes. “História do tempo presente: desafios”. Cultura Vozes, Petrópolis, v.94, nº 3, p.111-124, maio/jun., 2000. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/1AiDMDiA.doc Acessado em 14 de março de 2014.

FUCCI AMATO, R. C. “Reflexões sobre a escrita da história de instituições educativo-musicais”. In: Congresso luso-brasileiro de história da educação (COLUBHE 06), 6., 2006, Uberlândia. Anais - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. Uberlândia: ANPED/ SPHE/ SBHE/ UFU, 2006. p. 2343-2355.

OLIVEIRA, Luísa Tiago de. “A história oral em Portugal”. In: Sociologia, Problemas e Práticas [online]. 2010, n.63, pp. 139-156. ISSN 0873-6529.

SOUZA, Cynthia Pereira de. “Fragmentos de histórias de vida e de formação de professoras paulistas”. In: SOUZA, Cynthia Pereira de. História da Educação: processos, práticas e saberes. 3ª Ed. São Paulo, Escrituras Editora, 2003.




DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2015v12i1.210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Amanda Dutra Hot, Germano Moreira Campos, Juliana Souza Martins Soares, Leonardo de Carvalho Alves, Leonardo Souza Correa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.