RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROBLEMÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Célio dos Santos Almeida, Bianca Ferreira Neves, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Resumo


O presente trabalho visa abordar as experiências vivenciadas durante o período de estágio supervisionado de Ensino III desenvolvida na disciplina de Química do 1° 2° e 3° ano do Ensino Médio em uma escola estadual da rede pública de ensino no Município de Coari-AM.  O estudo tem como objetivo apresentar as problemáticas detectadas em sala de aula e as estratégias utilizadas para o ensino da disciplina. A metodologia baseia-se em um relato de experiência, de caráter descrito e qualitativo, centrada nas turmas de 1° e 2° ano, nas quais foram feitas observações da didática da supervisora e regências utilizando métodos diversificados. O estágio solidificou os conhecimentos obtidos na universidade através das disciplinas de Química e do eixo pedagógico que foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades e para adquirir uma experiência da docência no Ensino Médio.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBERGARIA, M. B. Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em química de alunos da 1° série do ensino médio. 2015. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, 2015.

CAMARA, A. P. V. Experimentação no ensino de química: elaboração de um material paradidático para o ensino médio com o tema “ petróleo e seus derivados”. 2017. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.

CARVALHO, H. W. P.; BATISTA, A. P. L.; RIBEIRO, C. M. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmico-interativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 2, n.3, p. 34-47, 2007.

CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 6, n. 2, p.1-14, 2011.

CHAVES, J. F.; MEOTTI, P. R. M. Dificuldades no ensino aprendizagem e estratégias motivacionais na disciplina de Química no Instituto Federal do Amazonas - Campus Humaitá. Revista EDUCAmazônia, ano 12, v. 22, n. 1, p. 206-224. 2019.

COELHO, V. S. S; LEÃO, M. F. Ensinar química na educação profissional e tecnológica: experiência proporcionada pelo estágio supervisionado. Revista destaques acadêmicos, lajeado, v. 9. n. 4, p. 25-40, 2017.

FIGUEIRÊDO, A. M. T. A.; LIMA, J. S.; ARAÚJO, V. M. S.; SALES, F. R. P.; TAVARES, M. J. F. Utilização de ferramentas didáticas no ensino de química visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. International Jornal Education and Teaching, Recife, v.2, n.1 p. 208-221, 2019.

GARCEZ, E. S. C.; GONÇALVES, F. C.; ALVES, L. K. T.; ARAÚJO, P. H. A.; SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S. O estágio supervisionado em química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.149-163, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Capa Roberto de Castro Polisel. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5.

GÓES, L. F.; NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. A importância dos estágios supervisionados no desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Olhar de Professores, Ponta Grossa, v. 21, n. 2, p.1-10, 2018.

GONÇALVES, F. P; FERNANDES, C. S; LINDEMANN, R. H; GALIAZZI, M. C. O diário de aula coletivo no estágio da licenciatura em química: dilemas e seus enfrentamentos. Revista Química Nova na Escola, n. 30, p. 42-48, 2008.

LEITE, V. C; SOARES, M. H. F. B. Intervenção problematizadora no ensino de química: um relato de experiência. Revista virtual de química, v.7, n.3, p. 1007-1029, 2015.

LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino de química. Revista Espaço Acadêmico, ano 7, n. 136, p. 95-101, 2012.

LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil. REVISTA Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 7, n. 2, p. 72- 85, 2012.

LUCENA, I. L. P. Estágio supervisionado na formação de professores de química: um diagnóstico das concepções e experiências vivenciadas por alunos no âmbito da UEPB. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Capa Paulo Ferreira Leite. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2003. ISBN 85-224-3397-6.

MARTINS; M. G.; FREITAS, G. F. G.; VASCONCELOS, P. H. M. A utilização de materiais alternativos no ensino de química no conteúdo de geometria molecular. Revista Thema, v. 15, n. 1, p. 44-50, Pelotas, 2018.

MORAIS, K. C. A química do perfume: a experimentação no ensino de química como estratégia de auxílio na contextualização. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

OLIVEIRA, D. G. D. B.; GABRIEL, S. S.; MARTINS, G. S. V. A experimentação investigativa: utilizando materiais alternativos como ferramenta de ensino-aprendizagem de química, Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, p. 238-247, 2017.

PELOZO, R C. B. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, ano 5, n 10, 2007.

PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; RICARDO SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa cientifica. Capa e Ilustrações Matheus Tanuri Pascotini. 1° ed. Santa Maria: UFSM, 2018. ISBN 978-85-8341-204-5.

PEREIRA, J. R. O. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Química: estudo e proposição de estratégias para o ensino médio. 2009. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.

ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. p.1-10.

RODRIGUES, M. A. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista brasileira de educação, v. 18, n.55, p. 1009-1067, 2013.

SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Revista Scientia Plena, v. 9, n. 7, p.1-6, 2013.

SCAF, S. H. F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.1-8, 2010.

SILVA, K. C. M. O. Estágio supervisionado na formação inicial de professores: o dito e não dito nos PPC de licenciatura em química. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

SOUZA, E. G. Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, 2017.

TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio supervisionado em ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p.32-44, 2016.

THEODORO, F. C. M.; SOUZA COSTA, J. B. S.; ALMEIDA, L. M. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica, Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015.

UCHÔA, V. T.; FILHO, R. S. M. C.; LIMA, A. M. M.; ASSIS, J. B. Utilização de plantas ornamentais como novos indicadores naturais ácido-base no ensino de química. Revista HOLOS, ano 32, v. 2, p. 152-165, 2016.

YAMAGUCHI, K. K. L.; NUNES, A. E. C. Dificuldade em Química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v.1, n.2, p. 172-182, 2019.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i1.2304

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v20i1.2304.g2461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Célio dos Santos Almeida, Bianca Ferreira Neves, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.