RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROBLEMÁTICAS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Resumo
O presente trabalho visa abordar as experiências vivenciadas durante o período de estágio supervisionado de Ensino III desenvolvida na disciplina de Química do 1° 2° e 3° ano do Ensino Médio em uma escola estadual da rede pública de ensino no Município de Coari-AM. O estudo tem como objetivo apresentar as problemáticas detectadas em sala de aula e as estratégias utilizadas para o ensino da disciplina. A metodologia baseia-se em um relato de experiência, de caráter descrito e qualitativo, centrada nas turmas de 1° e 2° ano, nas quais foram feitas observações da didática da supervisora e regências utilizando métodos diversificados. O estágio solidificou os conhecimentos obtidos na universidade através das disciplinas de Química e do eixo pedagógico que foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades e para adquirir uma experiência da docência no Ensino Médio.
Texto completo:
PDFReferências
ALBERGARIA, M. B. Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em química de alunos da 1° série do ensino médio. 2015. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, 2015.
CAMARA, A. P. V. Experimentação no ensino de química: elaboração de um material paradidático para o ensino médio com o tema “ petróleo e seus derivados”. 2017. 119f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
CARVALHO, H. W. P.; BATISTA, A. P. L.; RIBEIRO, C. M. Ensino e aprendizado de química na perspectiva dinâmico-interativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 2, n.3, p. 34-47, 2007.
CASTRO, B. J.; COSTA, P. C. F. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de química no ensino fundamental segundo o contexto da aprendizagem significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 6, n. 2, p.1-14, 2011.
CHAVES, J. F.; MEOTTI, P. R. M. Dificuldades no ensino aprendizagem e estratégias motivacionais na disciplina de Química no Instituto Federal do Amazonas - Campus Humaitá. Revista EDUCAmazônia, ano 12, v. 22, n. 1, p. 206-224. 2019.
COELHO, V. S. S; LEÃO, M. F. Ensinar química na educação profissional e tecnológica: experiência proporcionada pelo estágio supervisionado. Revista destaques acadêmicos, lajeado, v. 9. n. 4, p. 25-40, 2017.
FIGUEIRÊDO, A. M. T. A.; LIMA, J. S.; ARAÚJO, V. M. S.; SALES, F. R. P.; TAVARES, M. J. F. Utilização de ferramentas didáticas no ensino de química visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. International Jornal Education and Teaching, Recife, v.2, n.1 p. 208-221, 2019.
GARCEZ, E. S. C.; GONÇALVES, F. C.; ALVES, L. K. T.; ARAÚJO, P. H. A.; SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S. O estágio supervisionado em química: possibilidades de vivência e responsabilidade com o exercício da docência. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.5, n.3, p.149-163, 2012.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Capa Roberto de Castro Polisel. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008. ISBN 978-85-224-5142-5.
GÓES, L. F.; NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. A importância dos estágios supervisionados no desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Olhar de Professores, Ponta Grossa, v. 21, n. 2, p.1-10, 2018.
GONÇALVES, F. P; FERNANDES, C. S; LINDEMANN, R. H; GALIAZZI, M. C. O diário de aula coletivo no estágio da licenciatura em química: dilemas e seus enfrentamentos. Revista Química Nova na Escola, n. 30, p. 42-48, 2008.
LEITE, V. C; SOARES, M. H. F. B. Intervenção problematizadora no ensino de química: um relato de experiência. Revista virtual de química, v.7, n.3, p. 1007-1029, 2015.
LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino de química. Revista Espaço Acadêmico, ano 7, n. 136, p. 95-101, 2012.
LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química: o caso das escolas do ensino médio de Crateús/Ceará/Brasil. REVISTA Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, Buenos Aires, v. 7, n. 2, p. 72- 85, 2012.
LUCENA, I. L. P. Estágio supervisionado na formação de professores de química: um diagnóstico das concepções e experiências vivenciadas por alunos no âmbito da UEPB. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. Capa Paulo Ferreira Leite. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2003. ISBN 85-224-3397-6.
MARTINS; M. G.; FREITAS, G. F. G.; VASCONCELOS, P. H. M. A utilização de materiais alternativos no ensino de química no conteúdo de geometria molecular. Revista Thema, v. 15, n. 1, p. 44-50, Pelotas, 2018.
MORAIS, K. C. A química do perfume: a experimentação no ensino de química como estratégia de auxílio na contextualização. 2012. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
OLIVEIRA, D. G. D. B.; GABRIEL, S. S.; MARTINS, G. S. V. A experimentação investigativa: utilizando materiais alternativos como ferramenta de ensino-aprendizagem de química, Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, p. 238-247, 2017.
PELOZO, R C. B. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, ano 5, n 10, 2007.
PEREIRA, A. S.; SHITSUKA, D. M.; PARREIRA, F. J.; RICARDO SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa cientifica. Capa e Ilustrações Matheus Tanuri Pascotini. 1° ed. Santa Maria: UFSM, 2018. ISBN 978-85-8341-204-5.
PEREIRA, J. R. O. Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Química: estudo e proposição de estratégias para o ensino médio. 2009. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2009.
ROCHA, J. S.; VASCONCELOS, T. C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 18., 2016, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2016. p.1-10.
RODRIGUES, M. A. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista brasileira de educação, v. 18, n.55, p. 1009-1067, 2013.
SALESSE, A. M. T. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Revista Scientia Plena, v. 9, n. 7, p.1-6, 2013.
SCAF, S. H. F. Contextualização do ensino de química em uma escola militar. Revista Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, p.1-8, 2010.
SILVA, K. C. M. O. Estágio supervisionado na formação inicial de professores: o dito e não dito nos PPC de licenciatura em química. 2016. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
SOUZA, E. G. Concepções docentes e discentes acerca do papel do estágio supervisionado na formação dos/as licenciandos/as em química do IFPE campus Ipojuca. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Ipojuca, 2017.
TESSARO, P. S.; MACENO, N. G. Estágio supervisionado em ensino de química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 2, n. 2, p.32-44, 2016.
THEODORO, F. C. M.; SOUZA COSTA, J. B. S.; ALMEIDA, L. M. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica, Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015.
UCHÔA, V. T.; FILHO, R. S. M. C.; LIMA, A. M. M.; ASSIS, J. B. Utilização de plantas ornamentais como novos indicadores naturais ácido-base no ensino de química. Revista HOLOS, ano 32, v. 2, p. 152-165, 2016.
YAMAGUCHI, K. K. L.; NUNES, A. E. C. Dificuldade em Química e uso de atividades experimentais sob a perspectiva de alunos do ensino médio no interior do Amazonas (Coari). Scientia Naturalis, v.1, n.2, p. 172-182, 2019.
DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2022v20i1.2304
DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v20i1.2304.g2461
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Célio dos Santos Almeida, Bianca Ferreira Neves, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
