ETNOENTOMOLOGIA EM POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Irene Carniatto

Resumo


O Brasil é um país rico em diversidade étnica, religiosa, biológica e cultural. Outrossim, no contexto de sua riqueza cultural, os povos indígenas, constituem-se, em geral, numa associação direta com a natureza e seus distintos elementos. Por conta das relações estabelecidas com a diversidade biológica existente, acumulam, sobretudo, conhecimentos extremamente importantes e peculiares. Contudo, pesquisas científicas enfocando a etnoentomologia desses povos ainda são limitadas no Brasil. Assim, teve este estudo como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os conhecimentos relacionados à entomologia em povos indígenas do Brasil. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura, com busca sistemática em quatro bases de dados eletrônicas, sendo elas: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Scopus e Web of Science. Foram considerados aqueles estudos publicados nos últimos vinte anos, no período de 2000 a 2020. A busca identificou 202 trabalhos, dos quais 10 atenderam os critérios de inclusão estabelecidos. Dos 10 estudos analisados na íntegra, 4  foram realizados na região Nordeste, 3 no Centro-Oeste, 2 na região Norte e 1 estudo no Sudeste do país, sendo esses publicados nos últimos 16 anos. Constatou-se que os povos indígenas pesquisados apresentam conhecimentos etnoentomológicos abrangentes, e de forma especial, sobre a família Apidae, Vespidae e outros, utilizados como fonte alimentar ou na medicina tradicional. Tais etnoconhecimentos resultam da necessidade de uso e manejo desses na vida cotidiana das comunidades; representam, portanto, uma vasta teia de práticas, concepções e interações em relação à natureza. Enfim, a etnoentomologia em povos indígenas brasileiros é elaborada e transformada cotidianamente, sendo capaz de desenvolver, tanto quanto possível, um conjunto significativo de saberes acerca dos representantes da classe Insecta.


Palavras-chave


Classe Insecta; Etnonhecimento; Sustentabilidade Cultural.

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DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v20i1.2670.g2472

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