O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA ÁREA DA SAÚDE

Breno Bottino, Cecília Rezende, José Carlos Rosa Pires de Souza

Resumo


Este artigo tem o objetivo de discutir a relação entre o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Libras dentro dos cursos da área de saúde, suas possíveis defasagens e o como solucionar tais impasses. A baixa demanda de profissionais de saúde que falam Libras acarreta em uma grave interferência na relação médico-paciente, prejudicando a comunicação entre os envolvidos e, por conseguinte, a saúde do surdo. Muitos deixam de procurar atendimento hospitalar por não serem compreendidos durante a consulta, somado às adversidades no que tange ao breve conhecimento desses sobre autocuidado e conceitos básicos de saúde. Quanto aos estudantes, poucos buscam o curso de Libras por motivos como tempo escasso, desconhecimento de onde buscar aulas, não possuir condições financeiras, além de todo o estigma que permeia sobre o tema. Também, a própria disciplina ofertada traz muitas incoerências que precisam ser corrigidas para que os estudantes aprendam com eficiência a Libras e a apliquem durante a vida cotidiana. Foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa do tipo qualitativa com artigos dos últimos 10 anos (2011- 2021). Esses foram criticamente analisados e lidos em íntegra. O resultado foi que o conceito de saúde como direito deve englobar a comunidade surda por meio da inserção de métodos ativos que estimulem os acadêmicos a se interessarem pela disciplina de Libras e perceber a relevância dela na integração social dos indivíduos surdos.


Palavras-chave


Saúde; Surdez; Libras; Língua de sinais; Educação

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DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v20i1.2740.g2467

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