TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO 4.0: CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Moisés Luiz Gomes Siqueira, Alexandre Horácio Couto Bittencourt, Ana Maria Pires Novaes, Katia Eliane Santos Avelar

Resumo


Nos dias atuais, percebe-se que a sociedade e principalmente a escola está cada vez mais informatizada e, para que os professores possam acompanhar esse ato da globalização, é importante que consigam dominar bem ferramentas tecnológicas. As tecnologias móveis e sem fio fazem parte do que chamamos de tecnologia de informação e comunicação (TICS’S) e, é quase impossível ver um aluno em sala de aula sem um aparelho tecnológico cada vez mais sofisticado que desempenha variadas funções, como celulares, tablets, smartphones, notebooks e outros. Logo, podemos inferir que, nesse sentido, as TIC’s possuem ferramentas importantes que podem auxiliar o trabalho educacional facilitando e agilizando a aprendizagem no ensino básico pois contribui para que haja uma atualização no que compete ao conhecimento e aprendizagem através de várias ferramentas tecnológicas. Essas ferramentas estão ligadas diretamente ao que se chama de Educação 4.0, que é a era da inovação, em que a produção inovadora é incentivada a partir do aprendizado na prática e as tecnologias usadas podem ir desde redes sociais até aplicativos (apps) personalizados.


Palavras-chave


Educação; Educação Tecnológica; Tecnologias da Educação

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DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2754

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v19i4.2754.g2102

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