TICKET: AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CHAMADOS

Miguel Pereira Medeiros, Luciana Rocha Cardoso, Ezequias Ferreira de Souza, Ludmila Furtado Breder, Andreia Almeida Mendes, Rita de Cássia Ferreira Pedrosa Lazaroni

Resumo


O trabalho com projetos surge como uma possibilidade de não só trabalhar com conteúdos de forma significativa, como também de desenvolver habilidades e competências nos alunos que serão necessárias à sua vida profissional. O artigo em questão objetiva, justamente, apresentar o processo de criação de um desses projetos, criados para conclusão de um dos semestres letivos do curso. Trata de um sistema de documentação do Ticket, um software de gerenciamento de chamados feito para o auxílio no envio e recebimento de chamados em uma organização, prestando controle, gerência e métricas sobre o suporte e atendimento de clientes. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, desenvolvida com base em pesquisa exploratória e fundamentado a partir de levantamento bibliográfico, baseado primordialmente nos levantamentos de Pinheiro e Magalhães (2007) e Welligton (2011) sobre o funcionamento e importância dos sistemas de suporte e nas ideias de Pressman (2016) sobre todas as etapas da construção de software, desde o levantamento de requisitos até a entrega da aplicação final. Observou-se que a utilização da metodologia de projetos como estratégia de ensino e como forma de avaliação dos alunos favorece a aprendizagem, uma vez que contextualiza os conteúdos fundamentais trabalhados no decorrer do semestre, bem como desenvolve a autonomia dos alunos, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva

Texto completo:

PDF

Referências


ABOUT NODEJS. OpenJS Foundation. Disponível em: . Acesso em: 29 jun.2021.

BARBOSA, Maria C. S.; HORN, Maria da Graça S. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. MASETTO, M. T; BEHRENS, M A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MICROSOFT. Introdução ao Next.js no Windows. Microsoft. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2021.

MOZILLA. Introdução Express/Node. MOZILLA, 2021. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021.

MOZILLA. Javascript. MOZILLA, 2021. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2021.

OLIVEIRA, Cacilda Lages. Significados e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado) – CEFET – MG, Belo Horizonte MG, 2006. Disponível em: OLIVEIRA, Cacilda Lages - Significado e contribuições da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educação Bási (tecnologiadeprojetos.com.br) Acesso em: 20 ago. 2021.

PINHEIRO, Walfrido Brito; MAGALHÃES, Ivan Luizio. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL. São Paulo: Novatec, 2007.

PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2016.

PRISMA. Next-generation Node.js and TypeScript ORM. PRISMA, 2021. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2021.

RED HAT. What is an API? . RED HAT. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 201

UML. Introduction To OMG's Unified Modeling Language™ (UML®). UML, 2005. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2021.

TAILWINDCSS. Rapidly build modern websites without ever leaving your HTML.. Tailwindcss, 2021. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2021

WELLINGTON, Pat. Atendimento Eficaz ao Cliente. São Paulo: Clio Editora, 2011.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2021v19i4.2763

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v19i4.2763.g2099

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Miguel Pereira Medeiros, Luciana Rocha Cardoso, Ezequias Ferreira de Souza, Ludmila Furtado Breder, Andreia Almeida Mendes, Rita de Cássia Ferreira Pedrosa Lazaroni

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.