A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A RESPEITO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM - O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Andréia Almeida Mendes, Rita de Cássia Martins de Oliveira Ventura, Reginaldo Adriano de Souza, Natália Tomich Paiva Miranda, Glaucio Luciano Araujo, Fernanda Franklin Seixas Arakaki

Resumo


Este estudo analisa a percepção dos estudantes do curso de Administração com relação ao processo de implantação de metodologias ativas de aprendizagem, processo esse iniciado em 2012. Objetiva-se analisar a adaptação desses alunos à nova metodologia de ensino bem como as vantagens e as habilidades desenvolvidas por eles. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo survey, tendo como instrumento de coleta a utilização de questionários semiestruturados aplicados a 30 alunos dos períodos finais do curso; os dados foram tabulados através do programa Excel. Ao se analisar a aprovação dos alunos com relação à nova metodologia de ensino, registrou-se que 96,7% dos alunos aprovaram totalmente ou parcialmente essa utilização, sendo a “Raspadinha”, o Método do Caso e a Aprendizagem Baseada em Problemas os métodos preferidos pelos alunos. Evidenciou-se que 83,4% dos alunos acreditam que seriam os dois métodos de forma conjugada que melhor contribuiria para o melhor aprendizado; salienta-se que esses mesmos percentuais se confirmam quando os alunos foram questionados sobre sua preferência pelo método de ensino no decorrer das aulas. Ao se analisar as vantagens do método, bem como as atitudes e habilidades adquiridas pelos alunos a partir da implantação da metodologia ativa, percebeu-se que essa nova metodologia é promotora de aprendizagem significativa.

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DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2017v15i2.356

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