A MIGRAÇÃO HAITIANA NO ESTADO DE MINAS GERAIS: UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA IMIGRANTES HAITIANOS NO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Marina Aparecida Pimenta da Cruz Correa, Valquiria Almeida

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir alguns pontos dos desdobramentos da imigração haitiana para o Brasil, debruçando-se sobre políticas de educação inclusiva para imigrantes haitianos no Município de Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, analisando especialmente o “Projeto Escola sem Fronteiras”, visando compreender suas ações, alcance e impactos na condição dos imigrantes haitianos no município, articulando esse conhecimento com o contexto geral conhecido quanto a condição da imigração da população do Haiti no Brasil. A metodologia empregada é a de pesquisa bibliográfica, revisão da literatura e estudo de caso. Esta reflexão estabelece uma relação de diálogos teóricos com alguns autores a partir de abordagens que contemplam a nossa discussão.


Palavras-chave


Contagem; Escola sem fronteiras; Gestão Pública; Migração haitiana; Política Pública de Educação.

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DOI: https://doi.org/10.21576/rpa.2018v16i1.365

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