AGRICULTURA FAMILIAR DO DISTRITO DE VARGINHA NO MUNICÍPIO DE MIRADOURO – MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CASO

Rogério Gomes Pêgo, Phillip de Alcântara Garcia

Resumo


A agricultura familiar na cidade de Miradouro-MG é responsável por grande parte do movimento econômico local e circulação de renda; por isso, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil socioeconômico dos produtores rurais familiares do distrito de Varginha, município de Miradouro-MG. Foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a 30 produtores rurais que compuseram a amostra do trabalho. De acordo com esse levantamento, 100% dos agricultores familiares do distrito de Varginha residem em zona rural e têm a atividade agrícola como principal fonte de renda. Os produtores entrevistados possuem nível de escolaridade até a quarta série do ensino fundamental e trabalham em propriedade rural própria, cuja área varia de 5 a 25 hectares. A pecuária de leite é a mais importante atividade dos produtores rurais dessa comunidade, seguida pela cafeicultura e o cultivo de hortaliças. A maioria dos agricultores está interessada em aprender sobre técnicas que possibilitem melhorias de sua produtividade; 47% deles apontaram que o controle de pragas é um assunto interessante, pois isso limitava em algum momento a produção da propriedade e 33% têm interesse em cursos de planejamento e gerenciamento da propriedade. A maioria dos produtores rurais entrevistados alegaram ganhar 1 salário mínimo mensal, sendo que a maioria das famílias estudadas afirmaram que tanto o homem quanto a mulher contribuem com renda da família.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei Nº 8.629, de 25 de Fevereiro de 1993. Disponível em Acesso em: 18 nov. 2015.

CIDADE-BRASIL. Município de Miradouro. . Acesso: 23 mai. 2015.

CYMBALUK, F. Família brasileira encolhe e cada vez mais gente mora sozinha, aponta IBGE. 2012. . Acesso em: 15 nov. 2015.

EMATER. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais. Empresa Perfil da agricultura familiar de minas gerais. v. 1, n. 1, p. 41, 2014.

GABAORDI JUNIOR. A. A importância da produção na agricultura familiar para a segurança alimentar. Projetos sociais e políticas públicas em disputa. 2 jornada questão agraria e desenvolvimento. p. 12, 2013.

GOOGLE MAPS. Mapa. Disponível em: . Acessado em: 26 mai. 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Painel histórico. Disponível em . Acesso em: 19 abr. 2015.

LEITÃO, F. O.; BRISOLA, M. V.; COSTA; S. J. Retrato Atual da Agricultura Familiar e Patronal na Cidade de Unaí/MG. In: XLVI Congresso da sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural – SOBER. Rio Branco. Anais... Rio Branco, 2008.

MALYSZ, P. A.; CHIES C. A importância do Pronaf na permanência do agricultor familiar no campo. In: XXI encontro nacional de geografia agrária. Territórios em disputa: Os desafios da geografia agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro. Anais... Uberlândia. p. 1-12. 2012.

MOORE, D; NOTZ, W. I.; FLIGNER, M. A. A Estatística Básica e Sua Prática - 6ª Ed. LTC, São Paulo. 2014. 612p.

PORTAL BRASIL. disponível em . Acesso em: 01 dez. 2015.

PORTAL DO DESENVOLVIMENTO LOCAL. Miradouro (MG): Incentivo à produção rural. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRADOURO. História. Disponível em Acesso em: 10 nov. 2015.




DOI: https://doi.org/10.21576/pa.2016v14i1.5

DOI (PDF): https://doi.org/10.21576/pa.v14i1.5.g8

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Rogério Gomes Pêgo, Phillip de Alcântara Garcia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.