ESCOLA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE NO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR DA CIDADE DE LAJINHA-MG

Amanda de Souza Soares

Resumo


O presente artigo trata da inclusão de pessoas com deficiência no espaço físico escolar. A Lei 13.146/2015 no seu capítulo IV traz que todas as pessoas tem por garantia o direito ao acesso à educação independente de sua condição física ou limitações, o que não acontece na realidade pois as nossas escolas sejam públicas ou privadas nem sempre estão prontas para receber todos os alunos sem exceção, seja por falta de conhecimento intelectual dos professores ou adaptação do próprio ambiente físico. Hoje nos espaços existentes percebemos que nem sempre a acessibilidade está presente e na sua grande maioria ela é pouca ou inexistente, o que faz com que os alunos que possuem limitações se sintam vulneráveis no ambiente escolar. Por não conseguirem se locomover de forma autônoma, os portadores de necessidades especiais não desenvolvem o sentimento de pertencimento e não sentem que são parte da escola como as crianças regulares, o que torna o ambiente escolar hostil e desmotivante para eles, uma vez que não participam de todas as atividades e dependem de ajuda para realizarem tarefas simples e cotidianas.

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