A MÚSICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ângela Aparecida Lima da Costa

Resumo


A música potencializa estímulos a fim de favorecer o aprendizado das crianças, e auxilia para que as informações passadas a elas sejam absorvidas facilmente, e assim possam desenvolver sua criatividade, subjetividade e autonomia. A música coopera na construção de habilidades e competências e favorece no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social das crianças de quatro e cinco anos. O objetivo desse trabalho foi averiguar se a música pode tornar-se um instrumento auxiliador no desenvolvimento da criança, em salas de educação infantil. Buscou-se verificar como os docentes utilizam a música em seu trabalho pedagógico, como a música é proposta em sala de aula, como esse instrumento pode cooperar no desenvolvimento integral da criança e a opinião do docente sobre o benefício da música no processo de ensino aprendizagem. Utilizou-se uma abordagem descritiva e qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica, observação em uma sala da educação infantil e aplicação de um questionário. Concluiu-se que a música é um instrumento fundamental para o trabalho pedagógico, e que o professor na educação infantil deve tornar o ambiente escolar harmonioso e alegre, procurando unir a música ao lúdico, a fim de ensinar brincando, buscando facilitar o aprendizado das crianças, estimulando a participação dos alunos a fim de proporcionar o desenvolvimento integral de todos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.