A RELAÇÃO ENTRE ADOÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A APRENDIZAGEM AUTÔNOMA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS MÉTODOS ATIVOS NAS DISCIPLINAS DE CUSTOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Daniel José Rodrigues da Costa

Resumo


A metodologia ativa tem ganhado destaque no processo de aprendizagem ao confrontar o método de ensino tradicional, que possui estrutura fragmentada do conteúdo de ensino, apresenta métodos avaliativos que exigem memorização do aluno e restringe a informação ao docente sobre o conteúdo aplicado, tendo feito do docente, em alguns casos, um doutrinador, apenas expondo o conteúdo. Os desafios da aprendizagem a serem superados pelo aluno têm feito com que as instituições de ensino busquem novas formas de orientar seu aprendizado, como os métodos ativos de ensino, na iniciativa de promover maior autonomia deles. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi verificar se a adoção de metodologias ativas pelo educador tem impactado no aprendizado autônomo dos alunos nas disciplinas de Custos do curso de Ciências Contábeis. O método de pesquisa utilizado foi quantitativo, sendo exploratório e descritivo. A investigação de campo foi realizada através de um questionário para duas turmas de graduação do curso de Ciências Contábeis. Os resultados obtidos indicaram que o impacto no aprendizado autônomo sobre os alunos está relacionado ao modo de cada discente perceber as diferentes formas de aprendizagem. Grande parte dos entrevistados considerou relevante a aplicação de metodologias ativas, pois notaram acréscimo na segurança e motivação ao serem colocados no centro do processo de aprendizagem. Os alunos possuem facilidade para identificar a proposta dessa metodologia de ensino, bem como o papel do professor como orientador do processo de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.