COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CONTÁBILATUANTE EM RELACIONAM ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Pedro Henrique Temer Arruda

Resumo


Este estudo relacionou as habilidades e competências demandadas ao Contador e as habilidades e competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis (DCN). Para tanto, analisou-se a aptidão em apresentar tais competências em colaboradores de um escritório de contabilidade da cidade de Manhuaçu/MG, observando níveis de Likert em  uma  pesquisa  de  levantamento.  Foram  construídas  análises  de aptidão segregando os dados por setor de atuação no escritório, por habilidades alinhadas a trabalhos  técnicos  e  de  análise,  planejamento  e  gestão.  Foram  relacionadas as habilidades e competências propostas pelas DCNs e as competências do Contador, propostas    por   Cardoso   (2006).    Os    resultados   do   estudo   sugerem   que   os respondentes detêm competências mais alinhadas a habilidades técnicas, como a realização de escriturações, apurações e atendimento básico, se comparadas à habilidades analíticas e de gestão, como o planejamento, coordenação e execução de ações práticas de longo prazo, além de atendimento aprofundado das demandas dos clientes. Estes resultados sugerem que os respondentes se sentem mais aptos à   realização   de   trabalhos  que   lhes  exigem apresentar  as  competências  mais técnicas   propostas    pelo    curso   de    Ciências   Contábeis,   distanciando-os   das habilidades  que  os  aproximarão  de  assumir  postos gerenciais,  como  Analista Contábil e Contador res onsável.


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