MEDIAÇÃO COMO FORMA DE PACIFICAÇÃO DOS CONFLITOS DE BULLYING NAS ESCOLAS INFANTIS

Letícia da Silva Brito

Resumo


O presente trabalho inicia-se com os conceitos de conflito e conflito escolar, propondo uma variedade de métodos para classificar o conflito e ajudar a compreender o problema. A proliferação da cultura de bullying pode ser observada desde o contexto da educação infantil, em escolas para crianças e creches. Com o intuito de minimizar este tipo de comportamento é importante que pais e professores estejam habilitados a promoverem a boa convivência e a gestão ativa de conflitos, visando a construção de uma cultura de paz e cidadania. Existem diferentes tipos de bullying nas escolas, como os físicos, verbais e indiretos e em diferentes espaços. O objetivo desta pesquisa é demostrar a existência dos conflitos de bullying dentro das escolas infantis e apresentar algumas perspectivas através da mediação para prevenir e resolver essa violência tanto para as escolas quanto para as vítimas. A presente monografia indica a mediação de conflitos como alternativa eficaz para reduzir a violência escolar, tendo em vista que a educação para resolução de conflitos é capaz de modelar e ensinar vários processos, práticas e habilidades de maneiras diferentes e culturalmente significativas para ajudar a prevenir, tratar e resolver de forma construtiva e pacifica conflitos de bullying. Como metodologia, a pesquisa utilizou o método quantitativo, com o objetivo de compreender a existência de conflitos entre crianças por meio de suas particularidades e experiências pessoais. No que se refere aos procedimentos, foram revisados artigos, evidenciadas questões em que as escolas devem considerar propor a implementação de um plano de mediação escolar para conflitos e apresentados alguns estados brasileiros onde têm-se utilizado a mediação como forma de resolver conflitos de bullying nas escolas infantis. Como resultado, concluiu-se que a aplicabilidade da mediação no ambiente escolar infantil, através de suas práticas restaurativas, como o círculo restaurativo, tem sido uma excelente forma de combater o bullying no ambiente escolar.

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