COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ONLINE E SEUS PRINCIPAIS FATORES MOTIVACIONAIS

Guilherme Rodrigues de Souza Bastos

Resumo


O presente estudo tem como tema os fatores motivacionais das compras online e o comportamento do seu usuário em uma cidade universitária mineira. O comportamento das pessoas vem se modificando com o passar do tempo, não sendo um fato diferente no que tange ao consumo. Com isso, o comércio eletrônico vem se expandindo no Brasil e no mundo, com os seus usuários buscando adquirir produtos diretamente de seu celular e no conforto de sua casa. Este trabalho apresentou como objetivo verificar os fatores motivacionais para as compras através do e-commerce, como também identificar o perfil do consumidor. O tipo de pesquisa utilizado foi o descritivo, por meio de um questionário aplicado para 120 universitários da cidade de Manhuaçu (MG) com análise quantitativa. Foram analisados os locais que os usuários têm mais acesso à internet, a ferramenta mais utilizada para as compras online, além dos produtos favoritos dos consumidores entrevistados. Conclui-se que a compra online é motivada pela expectativa que o produto proporciona a seu comprador, como algo que irá contribuir para o estilo de vida e autoestima do usuário, atendendo às suas necessidades momentâneas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.