MICROEMPREENDEDORISMO: RELATO DE CASO SOBRE UM PIPOQUEIRO GOURMET MINEIRO

Higor Ferreira Hubner

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo expor um estudo de caso de um microempreendedor individual do município de Lajinha Minas Gerais, onde atua no ramo de pipocas, que se encontra hoje na segunda geração. Esse empreendimento começou no ano de 1973, onde deu origem ao "Marinho Pipoqueiro" o produto era vendido em um simples carrinho de pipoca tradicional, que se encontrava ainda na primeira geração. A sucessão desse empreendimento veio acontecer no ano de 2018, onde deu a origem de Marinho Pipoqueiro segunda geração, mudando seu posicionamento e começou a ser comercializado como produto gourmet. Para realização deste trabalho foi utilizado um estudo descritivo, com pesquisa bibliográfica e entrevista de profundidade com a gestora atual do empreendimento como instrumento de coleta de dados. Optou-se por uma análise qualitativa no tratamento das informações. A entrevistada relatou que enfrentou dificuldades no início da transição, principalmente na formatação do preço e na gestão da produção. No entanto, ampliou a linha de produtos e hoje trabalha até mesmo com uma versão fitness. Hoje a família vive exclusivamente da comercialização do produto gourmet e na visão da empreendedora se não houvesse mudado de segmento possivelmente o empreendimento não teria sobrevivido a esta segunda geração, pois o volume de venda era pequeno e vivia mais de festas de aniversário.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.