AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR ALIMENTÍCIO EM MINAS GERAIS

Daniela Ambrósio de Oliveira

Resumo


Este estudo utilizou o modelo de gestão por competências, sustentado por três pilares: CHA – conhecimento, habilidades e atitudes (LOPES, 2007). Para tanto, analisou-se a aptidão em apresentar tais competências e habilidades em colaboradores de uma empresa (matriz e suas duas filiais) do setor industrial situada na cidade de Manhuaçu/MG, o estudo caracteriza-se por pesquisa descritiva, observando os níveis de competência através de uma pesquisa de levantamento, os dados foram analisados de acordo com a abordagem qualitativa e por meio de um estudo de caso, buscou - se avaliar as competências e habilidades presentes nos colaboradores. Foram construídas analises de aptidão de acordo com os setores de atuação, por competências técnicas, comportamentais e essenciais conforme Lopes (2007). Conclui-se que os respondentes do setor administrativo detêm habilidades para desempenhar atividades relacionadas com o atendimento ao público, por não se sentirem aptos para solucionar problemas e tomar decisões. Os setores de atendimento e produção se sentem aptos e demonstram altos níveis em relação às competências necessárias para a área de atuação. De acordo com os resultados, a empresa precisa adotar métodos para gerir seus recursos humanos, sugere-se a contratação de um profissional controller que traga melhores resultados para organização através da adoção de procedimentos. Os resultados indicam a necessidade da implantação de um setor específico para gestão dos recursos humanos, realizando novas contratações que visam atender as necessidades da organização através da análise do perfil de cada candidato, para que os colaboradores possam desempenhar tarefas condizentes com suas competências e habilidades.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.