AÇÕES MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS NA GOURMETIZAÇÃO DE HAMBURGUERIAS E A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Loislane Delfino Goulart

Resumo


As hamburguerias não são mais somente locais de consumo de lanches rápidos e bebidas para saciar as necessidades básicas dos consumidores. As hamburguerias gourmets têm oferecido um local de encontro, descontração e apreciação de novos sabores e combinações. É neste novo contexto que a agregação de valor vem se fazendo presente neste modelo de negócio, juntamente com a busca do encantamento dos seus clientes, que a cada dia esperam mais novidades. Diante disso, esse estudo buscou analisar se existe uma percepção dos consumidores acerca das ações estratégicas utilizadas pelas hamburguerias da região de Manhuaçu (MG) na busca pela diferenciação de seus produtos e serviços. Para isso, foi realizado um levantamento descritivo de dados por meio de uma abordagem quali-quanti com a aplicação de um questionário estruturado aplicado aos consumidores e entrevistas semiestruturadas realizadas com proprietários das hamburguerias. Os dados apontaram que as ações de marketing são percebidas pelos consumidores, sendo as redes sociais o meio em que mais as identificam. Evidenciou-se também a importância do marketing boca a boca para a divulgação das hamburguerias e a importância de ter um espaço físico e serviço de delivery disponível. Dessa forma conclui-se que as hamburguerias devem utilizar das redes sociais como meio de propagação de suas ações de marketing, de forma a aumentar a visibilidade de seu estabelecimento. Bem como realizar um atendimento de qualidade que propicie o marketing boca a boca com feedback positivo. Sendo pertinente salientar que o consumidor de hambúrgueres gourmets é atraído pela inovação por parte da culinária, pela de novos sabores e combinações para diferenciar sua alimentação do dia a dia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.