O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER? UMA ANÁLISE DAS ÂNCORAS DE CARREIRAS JUNTO A ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Carla Aparecida Soares

Resumo


O século XXI, com sua competitividade e grandes mudanças, tem exigido dos profissionais novas qualificações e habilidades, essa busca por qualificação, associada à identidade com a carreira, contribui para a formação de perspectivas em relação à trajetória profissional sendo mais uma complexidade a ser considerada. Este estudo buscou diagnosticar a existência da identidade com a carreira sob a perspectiva de estudantes do curso superior e as principais âncoras que são determinantes no direcionamento de suas trajetórias profissionais. Para operacionalizar este objetivo, realizou-se um survey com uma amostra que contemplava todos os cursos ministrados por uma faculdade da zona da Mata Mineira. Com os resultados obtidos, foi possível constatar que, de uma forma geral, os jovens preocupam-se em construir uma carreira tendo em vista o equilíbrio com a vida familiar, e 96% da amostra estudada, consideram que o curso corresponde à atual perspectiva de carreira que possuem. As âncoras de maior evidência foram Serviço ou Dedicação a uma Causa, Estilo de Vida e Segurança e Estabilidade. O que mais surpreendeu é que a amostra pesquisada revelou que carreira não pode e nem deve mais ser vista de maneira isolada em virtude do peso de diversas variáveis; no caso deste estudo, sobressaíram-se, as variáveis; gênero e família.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.