A EFETIVIDADE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA DIVULGAÇÃO DOS PRODUTOS DO VAREJO: UM ESTUDO DE CASO DO SUPERMERCADO SANTO AMARO EM MANHUAÇU (MG)

Cristiano Ferreira Oliveira

Resumo


O estudo apresentado trata-se de uma análise da percepção do consumidor de um supermercado de bairro acerca dos meios de comunicação utilizados por este para a divulgação de seus produtos. O trabalho identificará a importância da propaganda para a promoção da marca e/ou oferta de produtos, atuando como instrumento de informação ao cliente. Bem como ressaltará a efetividade dos meios de comunicação utilizados por este nicho, e a possibilidade de implantação de novas formas de divulgação. O consumidor é a razão de todas as organizações e por isso é tão importante, atualmente, conhecer métodos que o alcancem e promovam a comunicação entre ele e a empresa. Compreender a visão do consumidor sobre aspectos que os levam às compras na referida empresa é de suma importância para agir estrategicamente quanto às ferramentas de marketing que podem ser utilizadas na divulgação dos produtos e da marca, identificando, por meio de pesquisa com os consumidores, se tais meios influenciam, de alguma forma na sua decisão de compra, e até mesmo de que forma se apresentam ao consumidor, informando sobre o produto ofertado. Para obter estas informações, foi realizada uma entrevista com o gerente da empresa a fim de obter informações acerca dos meios de comunicação utilizados, e para conhecer a percepção dos clientes da empresa a respeito destes meios de comunicação foi realizada a aplicação de questionários. Feito isto, cabe a este estudo ressaltar a importância destes meios de comunicação para o relacionamento entre a empresa e o cliente, no que tange o processo de comunicação e a troca de informações.

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