MERCADO E MEIO AMBIENTE: A VISÃO EMPRESARIAL E CONSUMIDORA DA SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO

Etevaldo Gonçalves Dutra

Resumo


Tendo em vista, o alto crescimento dos problemas ambientais e o desequilíbrio ecológico que vem ocorrendo nos últimos anos, buscou-se no presente estudo, aprofundar o tema na região de Manhuaçu, uma vez que o local também esta sujeito a transtornos ambientais. Especificamente estudados os moradores de um distrito de Manhuaçu (MG), tanto por parte da empresa quanto dos consumidores da mesma. Entende-se hoje que uma das mais preciosas ferramentas para amenizar esse fato, é a sustentabilidade. Uma prática simples que pode ser desenvolvida por todos os órgãos que compõem o meio social, inclusive as empresas. E o mais interessante é que elas podem e devem trabalhar essa ferramenta, usando até mesmo sua própria marca, como uma forma de promover a sustentabilidade e de mostrar que se preocupa com o ser humano e com a qualidade de vida. A pesquisa teve como objetivo identificar como a sociedade consumidora do distrito mantém um relacionamento com os produtos sustentáveis, a pesquisa foi elaborada do tipo descritivo, quanto à técnica de levantamento por quantificação e ainda a entrevista semi-estruturada. Foi entrevistado o gerente de vendas do Supermercado e questionados 76 dos seus clientes. Os dados obtidos mostram resultados interessantes e bastante preocupantes, podendo a partir deste promover ações empreendedoras que trarão grandes benefícios para a empresa, o meio ambiente e toda a sociedade, uma vez que estas medidas ainda não são aplicadas por amba

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.