PLANETA PAPEL: UM ESTUDO DE CASO DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM SEU PROCESSO ADMINISTRATIVO PAUTADOS NA ANÁLISE SWOT

Kelvyn Almeida Tavares

Resumo


A pesquisa na loja “Planeta Papel” teve por principal objetivo alcançar melhorias na empresa. Sendo adotado o método do planejamento estratégico com a utilização da análise SWOT, que busca apontar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças da empresa, a fim de que os mesmos fossem solucionados para um melhor desempenho com maior aproveitamento em todos os setores da mesma. Foi utilizado como método de elaboração, a análise quantitativa e análise qualitativa, onde foram colhidos dados concretos os quais levam a conclusões mais precisas e focadas. Na coleta de dados houve a aplicação de um questionário direcionado aos clientes, sobre à satisfação do consumidor em aspectos importantes da empresa, como o atendimento, preço, variedades e novidades, formas de pagamento, horário de funcionamento, produtos oferecidos, localização e organização da loja, onde se encontrou alguns pontos fortes reconhecidos pelos consumidores. Também foi elaborada uma observação participante direcionada ao proprietário a qual obteve como foco a descrição da empresa a fundo, complementando as respostas obtidas pelos questionários. Pode-se considerar então que os resultados da pesquisa foram satisfatórios para a empresa, pois mostrou que os consumidores estão satisfeitos de um modo geral, com a recepção e atendimento dos funcionários e com a variedade dos produtos oferecidos. Portanto foi possível a visualização de pontos fortes e fracos da empresa, apontando as ameaças e oportunidades, contribuindo para o planejamento de estratégias com o fim de melhorar ainda mais a Planeta Papel.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.