ANÁLISE DA MATRIZ BOM PASTOR: ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A SATISFAÇÃO DO FIEL

Laísa Freitas Coura

Resumo


O presente artigo problematiza-se acerca da satisfação do fiel católico frequentador da Matriz Bom Pastor em Manhuaçu (MG), a pesquisa realizada se baseia na aplicação de ferramentas de marketing, procurou identificar quais os construtos são valorizados pelos fieis, os pontos que influenciam na sua participação, a liderança da mesma, seus aspectos físicos, relacionais. De caráter quantitativo e exploratório, foi estruturado em duas etapas, onde a primeira é compreendida em uma fundamentação teórica e a segunda consistiu em aplicação de questionários com base em dados fornecidos e na teoria utilizada. Tratou-se de elementos do marketing de serviço, utilizando do mix de marketing para mensurar a satisfação do cliente e obter resultados para melhorias em um âmbito geral, mostrando a relevância do marketing aplicado à religião. Foram selecionados fiéis que assistem missas na Matriz Bom Pastor para responderem os questionários estruturados. Foi possível analisar o ponto de vista de fiel, as medidas a serem tomas para aproximá-los dos trabalhos da matriz, os aspectos valorizados pelo target que influenciam na tomada de decisão para frequentar de forma efetiva na Matriz, as estratégias de comunicação e proximidade com a liderança. Os resultados obtidos levam a Matriz refletir sobre as decisões que estão sendo tomadas, as estratégias necessárias para acolher o fiel, além de evidenciar a necessidade de tratar o fiel como consumidor que precisa se sentir satisfeito e ter suas expectativas correspondidas para continuar a frequentar a Matriz.

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