OS IMPACTOS DO MARKETING NO COMPORTAMENTO FAMILIAR: UMA ANÁLISE ACERCA DA INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE INFANTIL

Maria Aparecida Félix

Resumo


Este artigo teve como objetivo estudar os impactos da publicidade infantil, principalmente televisiva, e o papel das crianças na decisão de compra de produtos pelos pais. Foi realizada uma pesquisa com pais de crianças de 0 a 12 anos tendo como objetivo verificar se a publicidade influencia as crianças no processo de consumo de produtos veiculados pelas mídias e identificar se os pais possuem controle sobre a programação assistida pelas crianças. A pesquisa foi descritiva. Optou-se por uma abordagem de pesquisa quantitativa por meio de coleta de dados (questionário), pois, por meio destes, foi possível extrair informações para se alcançar o objetivo proposto. O resultado da coleta de dados com os pais com filhos de até 12 anos mostrou que as crianças possuem influência sobre eles no processo de decisão de compra, principalmente em relação a produtos que contenham imagens de personagens de seu interesse, muitas vezes conhecidos por propagandas e comerciais de TV. Existe, portanto, uma influência da televisão sobre as crianças e isto acaba por influenciar também os pais no processo de compra.

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