CONSUMO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO DESEJO DE COMPRA DAS CRIANÇAS

Rainy Golfetti de Souza

Resumo


Este estudo de natureza qualitativa e quantitativa teve como objetivo compreender a influência da mídia na decisão de compra das crianças com idade de 6 à 10 anos em uma escola particular na cidade de Manhuaçu (MG). Optou-se por realizar um estudo de caso realizado com as crianças e seus pais. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com apresentação de recursos visuais com as crianças e com questionário apresentado aos pais. Os resultados mostram que as crianças estão deixando os produtos de personagens infantis de lado e atraindo-se cada vez mais por produtos voltados ao público adulto. Com os pais o resultado obtido demonstrou que em média os filhos passam de 2 à 4 horas diárias junto aos meios de comunicação, sendo os preferidos: celular e televisão. Entretanto os pais afirmam que não se deixam influenciar intensamente pelos filhos na hora de comprar. Alguns deles ao se deparar com o pedido dos filhos pedem para esperar um pouco, já outros analisam o pedido e pedem para que os filhos troquem por algo mais barato. Entre os fatores que influenciam as crianças, constatou-se que a mídia atua nas escolhas e decisões das crianças.

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