AS ESTRATÉGIAS RETÓRICAS UTILIZADAS NO HGPE POR DILMA ROUSSEFF (PT) E MARINA SILVA (PSB) NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014

Viviane de Almeida Barbosa

Resumo


Este trabalho analisa os discursos que Marina Silva e Dilma Rousseff utilizaram no Horário Gratuito Político Eleitoral na televisão no primeiro turno, com o objetivo de analisar as principais estratégias retóricas de marketing utilizadas por cada uma. Para esta análise os programas foram gravados; foi feita uma análise documental, descritiva,qualitativa. Dilma teve 11 minutos e 25 segundos e Marina 2 minutos e 4 segundos. Os programas de Dilma eram maiores, por isso puderam ser mais bem elaborados e completos, podendo se utilizar melhor das variáveis influenciadoras de voto, direcionando melhor seus discursos e se expressando de forma mais clara. Osprogramas de Marina eram menores por isso mais simples, as propostas de mudanças na forma de governança não foram bem explicadas para o telespectador. Conclui-se que Dilma soube utilizar melhor das ferramentas do marketing eleitoral e político, dando ênfase no que o povo ansiava ouvir: programas sociais, segurança púbica e mobilidade urbana. É notória a vantagem que Dilma obteve por causa da diferença de tempo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.