A RELAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE VINHO COM A COMPRA ON-LINE

Guilherme Ribeiro Pacheco

Resumo


A relação dos consumidores de vinho com a compra do produto vem chamando a atenção para um interessante movimento no seu mercado: o de compra on-line. Através de um estudo quantitativo e descritivo procurou-se analisar a percepção do consumidor sobre a compra on-line de vinhos e avaliar o comportamento de compra dos clientes da loja física e virtual, e identificar os fatores que influenciam no processo de decisão de compra de produtos pela internet. O mercado de compra e venda online está crescendo e percebe-se uma busca por vários tipos de produtos incluindo vinhos. O crescimento das vendas de vinhos nos últimos anos indica uma resposta positiva dos consumidores à comunicação das marcas próprias dos produtores. Observou-se que maior parte dos questionados consome vinhos não o faz diariamente, mas apenas em ocasiões especiais, sendo considerada clássica e sofisticada. Grande parte dos que estão acostumados a beber vinho não procuram informações sobre os tipos de uvas e vinhos, mas preferem indicações de amigos e da internet. A internet tem um acervo de grandes variedades deste produto, porém nem todos acham viável adquirir vinhos por este canal. Preferem ver e tocar antes da compra, tornando o ponto físico importante para os negócios.

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