COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NO RAMO DE BELEZA E AS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE COMPRA

Luana Gomes Godoy

Resumo


Entender o comportamento do consumidor é essencial para o marketing e por isso faz-se necessário seu estudo, analisando de forma profunda e detalhada. Neste trabalho foi realizada uma análise do mercado de cosméticos, um setor que apresenta considerável crescimento e sendo pouco atingido pela crise atual. Desta forma objetivou-se estudar o comportamento dos consumidores deste setor, analisando suas percepções sobre o processo de compra. Para atingir o objetivo, o método de pesquisa utilizado foi o quantitativo, descritivo, através de questionários aplicados a mulheres da região sudeste do Brasil. Com relação às principais motivações, elas são baseadas nos benefícios e na satisfação que os cosméticos trazem aos consumidores, tendo os estímulos interiores, tais como: desejo de melhor aparência, bem-estar e autoestima. O principal fator motivador para o consumo é a vaidade e as questionadas têm as redes sociais e indicação de amigas como influenciadoras nas compras. Ainda afirmam que sofrem influências das celebridades e dizem ser fieis às marcas, no entanto estão dispostas a adquirirem outros produtos de mesma qualidade, mas com preços mais acessíveis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.