INTERAÇÃO FOTÓGRAFOS, CLIENTES, MERCADO: UM ESTUDO COM OS PROFISSIONAIS DE FOTOGRAFIA DA REGIÃO DE MANHUAÇU (MG)

Liliane Mendes Lopes

Resumo


marketing e a fotografia estão interligados e muito presentes no cotidiano dos profissionais do ramo. Sendo este um ramo competitivo, como os demais no mercado brasileiro busca-se com este trabalho verificar como alguns fotógrafos da região da Região de Manhuaçu (MG) têm trabalhado estrategicamente neste mercado competitivo. Para isso aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 6 profissionais de fotografia que atuam na região foco de estudo, apresentando um caráter qualitativo na análise das questões. Como respostas verificou-se que os profissionais têm pouco conhecimento de marketing, se importando mais com divulgação e preço do que com todo o mix voltado para os serviços. Eles tendem a afirmar que trabalham com diferenciação, no entanto não souberam ou quiseram apontar quais seriam os diferenciais em questão. Conclui-se que estes profissionais precisam se atentar ao comportamento do consumidor e buscar maiores conhecimentos sobre o tema para possam pensar em um plano de marketing e traçar estratégias competitivas no mercado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.