FESTIVAL GASTRONÔMICO EM CIDADE DA ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS: IMPACTOS NOS EMPREENDIMENTOS ENVOLVIDOS

Maria Luísa Mendes Pedron

Resumo


A realização de eventos é uma forma de melhorar a movimentação dos municípios atraindo benefícios econômicos, culturais e sociais. A Secretaria de Indústria e Comércio de uma cidade da Zona da Mata de Minas Gerais instituiu um modelo de evento para os donos de estabelecimentos alimentícios. O concurso “comida de boteco” ocorre anualmente e teve sua primeira edição em 2017. Sendo assim, definiu-se como problema: qual o impacto do festival “comida de boteco” para o município da Zona da Mata de Minas Gerais, quanto às vendas e movimentação de clientes? O objetivo da pesquisa é analisar o crescimento do movimento de clientes e das vendas dos comércios no período da competição, a infraestrutura, gerar o feedback para os envolvidos, trazendo resultados para possíveis mudanças, com o propósito de identificar os pontos positivos e negativos. Por meio da entrevista ao prefeito e ao secretário municipal, e dos questionários aplicados aos empresários, foi possível entender que o município tem no evento uma forma de aumentar o movimento nos bares locais, na economia, além de ser uma forma de valorizar a cultura local. Observou-se queos donos dos estabelecimentos se encontram satisfeitos com o evento, que tem gerado como impacto positivo lucratividade e renda, sendo que o ponto negativo citado se refere aos investimentos em infraestrutura que os proprietários acreditam ser uma prerrogativa da prefeitura. Sugere-se que a comunicação entre as partes seja aperfeiçoada tanto no pré-evento quanto pós-evento, visando melhorias e a satisfação de todos os participantes.

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